PREVALÊNCIA DE TUBERCULOSE NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GÓIAS
Resumo
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por Mycobacterium tuberculosis (MTB),bactéria em forma de bacilo que pode afetar vários órgãos, como a pele, rins e os pulmões. .No Brasil, estima-se cerca de 111.000 novos casos e aproximadamente 6.000 óbitos por ano. Este trabalho teve como objetivo verificar resultados prevalentes no hospital das Clínicas durante os anos de 2012 a 2014, a partir dos registros do exame direto para pesquisa de BAAR. Obteve-se no estudo 300 exames diretos para pesquisa de BAAR, sendo que 5,66%(17) foram positivas para MTB. Dessas 17 amostras positivas, 14 foram escarros e 2 foram lavados bronco alveolares e 1 fragmento pleural. Já no ano de 2013 obteve-se 15 amostras positivas e 2012 relatou-se 2 casos com positividade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-05-04
Como Citar
DA SILVA, J. V.; DAMACENO, N. S.; BASTISTA, L. J. de A. PREVALÊNCIA DE TUBERCULOSE NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GÓIAS. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 1.1, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/40788. Acesso em: 16 set. 2024.
Edição
Seção
Suplemento Especial - 10o Congresso Regional de Análises Clínicas do Centro-Oeste (CRACO)
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.