ADOÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL NA FARMACOVIGILÂNCIA E SEGURANÇA DO PACIENTE DE UM PROJETO ENSINO-SERVIÇO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v14i4.40437Palavras-chave:
Planejamento Estratégico. Farmacovigilância. Hospitais de Ensino. Segurança do PacienteResumo
Os erros ocorridos na assistência à saúde são considerados na atualidade como um importante problema de saúde pública, devido principalmente ao número de óbitos relacionados, às incapacidades provocadas e aos custos gerados aos sistemas de saúde. A prevenção desse tipo de erro passa por uma abordagem sistêmica, que visa identificar os pontos vulneráveis do processo assistencial e continua como um desafio para os profissionais envolvidos nos serviços de saúde. Este trabalho teve como objetivo utilizar uma ferramenta de gestão, proposta por Carlos Matus, para a implantação e implementação de um projeto de extensão de Farmacovigilância na Segurança do Paciente em um hospital geral da Bahia. Para execução deste trabalho, foram realizados os quatro momentos do Planejamento estratégico situacional (PES): explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional pela equipe do projeto juntamente com os atores do serviço. Observamos que a ferramenta do PES ofereceu subsídios para o crescimento profissional dos participantes e possibilitou a intervenção de maneira estratégica em problemas do cotidiano dos serviços do hospital. Desta forma, o PES pode ser utilizado como uma estratégia de trabalho na graduação de cursos da área de saúde e na gestão de serviços de saúdeDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-03-08
Como Citar
LEMOS, G. da S.; DE CASTRO, P. R.; DOS SANTOS, M. S. ADOÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL NA FARMACOVIGILÂNCIA E SEGURANÇA DO PACIENTE DE UM PROJETO ENSINO-SERVIÇO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 14, n. 4, 2018. DOI: 10.5216/ref.v14i4.40437. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/40437. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêutica
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.