PERFIL DAS INTOXICAÇÕES AGUDAS OCORRIDAS EM UMA CIDADE DO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v13i3.39923Palavras-chave:
registros médicos, toxicidade, envenenamento.Resumo
As intoxicações são consideradas tema de grande interesse em saúde pública. O presente estudo tem o objetivo de conhecer o perfil das intoxicações causadas por substâncias exógenas, em pacientes atendidos na Unidade Pronto Atendimento de uma cidade localizada no centro-oeste de Minas Gerais, visando analisar os principais agentes causadores de intoxicações nesta Unidade, quais classes de fármacos que mais ocasionaram as intoxicações e observar quais as populações, com relação ao sexo e à faixa etária, foram mais acometidas. Trata-se de uma análise retrospectiva e descritiva, com abordagem quantitativa, que utilizou dados de prontuários médicos de pacientes intoxicados atendidos entre setembro de 2013 a março de 2015. Foram registrados 188 casos de intoxicações agudas. O maior número de casos ocorreu na faixa etária de 20-30 anos. O sexo feminino foi o que mais se intoxicou e os principais responsáveis pelas intoxicações foram os medicamentos (64,90%) seguidos por praguicidas e drogas (maconha, cocaína e crack). A principal classe de medicamentos responsável pelas intoxicações foi benzodiazepínicos. Esse estudo permitiu conhecer as intoxicações mais prevalentes e principais procedimentos e antídotos utilizados no processo de desintoxicação. Possibilitou o desenvolvimento de um protocolo para maior rapidez e segurança nas tomadas de decisão frente ao paciente intoxicado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-30
Como Citar
AMARAL ALMEIDA, T. C.; COUTO, C. C.; DRUMOND CHEQUER, F. M. PERFIL DAS INTOXICAÇÕES AGUDAS OCORRIDAS EM UMA CIDADE DO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 3, p. 151–164, 2016. DOI: 10.5216/ref.v13i3.39923. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/39923. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Avaliação e Análises Toxicológicas
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.