PESQUISA DE Listeria monocytogenes EM QUEIJO MUÇARELA FATIADO COMERCIALIZADO EM ESTABELECIMENTOS VAREJISTAS NA CIDADE DE GOIÂNIA, GO.

Autores

  • Virgínia Alves FF/UFG
  • Ana Clara melo Lima
  • luiza chaul toubas
  • aline neves pereira
  • geovanna bárbara henrique correia da silva
  • ieda maria sapateiro torres

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v12i4.38500

Resumo

Listeria monocytogenes é o agente causal da listeriose, uma doença de caráter oportunista e grave, que afeta especialmente gestantes, neonatos, idosos e imunodeprimidos. Os alimentos são os principais veículos de transmissão da bactéria, sendo considerados de alto risco especialmente os prontos para consumo, que apresentam longa vida de prateleira sob refrigeração e são consumidos sem aquecimento prévio, como é o caso de diversos derivados lácteos. O objetivo deste trabalho foi verificar a presença de L. monocytogenes em amostras queijo muçarela fatiado, adquiridas no comércio varejista de Goiânia (GO). 34 amostras do produto foram analisadas no Laboratório de Pesquisa em controle de Qualidade de Alimentos e Medicamentos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás. As análises foram conduzidas de acordo com o protocolo preconizado pelo Food and Drug Administration. Os resultados foram confirmados com o kit API Listeria. A presença de L. monocytogenes foi detectada em quatro (11,75%) das 34 amostras de queijo muçarela avaliadas, e a presença de L. innocua em uma (2,9%) das amostras. Apesar de, no Brasil, ainda não ter sido possível estabelecer a relação entre alimentos e doença, os resultados do presente estudo evidenciam que o queijo muçarela fatiado pode atuar como importante veículo para transmissão da bactéria, constituindo, dessa forma, risco para os consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

ALVES, V.; LIMA, A. C. melo; TOUBAS, luiza chaul; PEREIRA, aline neves; SILVA, geovanna bárbara henrique correia da; TORRES, ieda maria sapateiro. PESQUISA DE Listeria monocytogenes EM QUEIJO MUÇARELA FATIADO COMERCIALIZADO EM ESTABELECIMENTOS VAREJISTAS NA CIDADE DE GOIÂNIA, GO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 12, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/ref.v12i4.38500. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/38500. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Volume Comemorativo dos 70 anos da Faculdade de Farmácia