SERVIÇO DE DISPENSAÇÃO: APRESENTAÇÃO DE MODELO ESTRUTURADO EM UMA FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Thaissa Costa Cardoso Laboratório de Pesquisa em Ensino e Serviços Farmacêuticos (LaPESF) - Faculdade de Farmácia - Universidade Federal de Goiás.
  • Juliana Teotônio Mota Sousa Laboratório de Pesquisa em Ensino e Serviços Farmacêuticos (LaPESF) - Faculdade de Farmácia - Universidade Federal de Goiás.
  • Tatyana Xavier Almeida Matteucci Ferreira Hospital das Clínicas - Universidade Federal de Goiás.
  • Cássio Antônio Egídio Morais Farmácia Universitária - Faculdade de Farmácia - Universidade Federal de Goiás.
  • Luciana Resende Prudente Farmácia Universitária - Faculdade de Farmácia - Universidade Federal de Goiás.
  • Flavio Marques Lopes Laboratório de Pesquisa em Ensino e Serviços Farmacêuticos (LaPESF) - Faculdade de Farmácia - Universidade Federal de Goiás.
  • Nathalie de Lourdes Souza Dewulf Laboratório de Pesquisa em Ensino e Serviços Farmacêuticos (LaPESF) - Faculdade de Farmácia - Universidade Federal de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v12i4.38411

Palavras-chave:

Dispensação, Farmácia comunitária, relato de experiência.

Resumo

Com os crescentes custos relacionados à morbidade e mortalidade associadas ao uso inadequado dos medicamentos, o resgate da função do farmacêutico dentro das farmácias comunitárias realizando a dispensação se tornou necessário. Porém a falta de modelos padronizados é um obstáculo para a prática adequada desse profissional e a promoção do uso racional de medicamentos no intuito de reduzir os custos associados ao uso inadequado. O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência sobre um serviço de dispensação que foi estruturado em uma farmácia universitária no município de Goiânia, Goiás, Brasil, a partir de legislações vigentes e modelos propostos na literatura.O modelo de serviço de dispensação proposto demonstrou-se adequado às necessidades da farmácia universitária e capaz de identificar Problemas Relacionados ao Medicamento e evitar possíveis Resultados Negativos associados ao Medicamento. Este é uma alternativa para a estruturação de serviços de dispensação em outras farmácias comunitárias para a promoção do uso racional de medicamentos e redução de custos associados ao seu uso inadequado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-12-2015

Como Citar

Cardoso, T. C., Sousa, J. T. M., Ferreira, T. X. A. M., Morais, C. A. E., Prudente, L. R., Lopes, F. M., & Dewulf, N. de L. S. (2015). SERVIÇO DE DISPENSAÇÃO: APRESENTAÇÃO DE MODELO ESTRUTURADO EM UMA FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA. Revista Eletrônica De Farmácia, 12(4). https://doi.org/10.5216/ref.v12i4.38411

Edição

Seção

Volume Comemorativo dos 70 anos da Faculdade de Farmácia