SERVIÇO DE DISPENSAÇÃO: APRESENTAÇÃO DE MODELO ESTRUTURADO EM UMA FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v12i4.38411Palavras-chave:
Dispensação, Farmácia comunitária, relato de experiência.Resumo
Com os crescentes custos relacionados à morbidade e mortalidade associadas ao uso inadequado dos medicamentos, o resgate da função do farmacêutico dentro das farmácias comunitárias realizando a dispensação se tornou necessário. Porém a falta de modelos padronizados é um obstáculo para a prática adequada desse profissional e a promoção do uso racional de medicamentos no intuito de reduzir os custos associados ao uso inadequado. O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência sobre um serviço de dispensação que foi estruturado em uma farmácia universitária no município de Goiânia, Goiás, Brasil, a partir de legislações vigentes e modelos propostos na literatura.O modelo de serviço de dispensação proposto demonstrou-se adequado às necessidades da farmácia universitária e capaz de identificar Problemas Relacionados ao Medicamento e evitar possíveis Resultados Negativos associados ao Medicamento. Este é uma alternativa para a estruturação de serviços de dispensação em outras farmácias comunitárias para a promoção do uso racional de medicamentos e redução de custos associados ao seu uso inadequado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-31
Como Citar
CARDOSO, T. C.; SOUSA, J. T. M.; FERREIRA, T. X. A. M.; MORAIS, C. A. E.; PRUDENTE, L. R.; LOPES, F. M.; DEWULF, N. de L. S. SERVIÇO DE DISPENSAÇÃO: APRESENTAÇÃO DE MODELO ESTRUTURADO EM UMA FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 12, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/ref.v12i4.38411. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/38411. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Volume Comemorativo dos 70 anos da Faculdade de Farmácia
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.