ANÁLISE DAS PRESCRIÇÕES DE PSICOTRÓPICOS EM FARMÁCIAS PRIVADAS NA CIDADE DE MONTE CARLO, SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v14i2.37797Palavras-chave:
receitas médicas de controle especial, medicamentos sob prescrição, prescrição de medicamentosResumo
Os processos de globalização e desenvolvimento da sociedade moderna tem transformado o cotidiano das pessoas, levando-as, muitas vezes ao escape da medicalização. Os medicamentos psicotrópicos são cada vez mais utilizados pela população em geral. O uso de psicotrópicos na clínica médica, muitas vezes, é recorrente de diagnóstico errôneo e/ou incompleto, onde se há a dedução da necessidade desses medicamentos. O uso de medicamentos psicotrópicos podem causar dependência física e psíquica, gerando alterações na vida do usuário. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a amplitude do consumo de medicamentos psicotrópicos entre os usuários de farmácias privadas do município de Monte Carlo/SC. A pesquisa foi realizada na cidade de Monte Carlo/SC, através da análise de receitas e notificações, de medicamentos psicotrópicos, das farmácias privadas referente ao ano de 2014. As mulheres foram responsáveis por 68% dos usuários; 45% das prescrições foram feitas por médicos clínicos gerais; os antidepressivos estiveram presentes em 34,5% do total das prescrições, seguido pelos benzodiazepínicos com 23,4%, anticonvulsivantes 12,2%, analgésicos opióides 4,6% e outros 25,21%. Através deste foi evidenciado que aproximadamente 20% da população fez uso de psicotrópicos, através da compra em farmácias privadas, levando em desconsideração os medicamentos psicotrópicos fornecidos gratuitamente pelo SUS. Palavras chave: receitas médicas de controle especial, medicamentos sob prescrição, prescrição de medicamentosDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-09-18
Como Citar
BACK, J. T.; ASSINI, F. ANÁLISE DAS PRESCRIÇÕES DE PSICOTRÓPICOS EM FARMÁCIAS PRIVADAS NA CIDADE DE MONTE CARLO, SANTA CATARINA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 14, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/ref.v14i2.37797. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/37797. Acesso em: 7 nov. 2024.
Edição
Seção
Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêutica
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.