PERFIL DE UTILIZAÇÃO DE ANTICONCEPCIONAL DE EMERGÊNCIA EM SERVIÇOS DE ATENDIMENTO FARMACÊUTICO DE UMA REDE DE FARMÁCIAS COMUNITÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v13i3.37756Palavras-chave:
farmacologia clínica, farmacoepidemiologia, atendimento farmacêuticoResumo
A contracepção de emergência é um método utilizado para prevenir a gravidez após a relação sexual desprotegida. O fácil acesso a esse método, sem nenhuma orientação, levanta preocupações em relação ao seu uso, principalmente no que diz respeito a uma possível substituição de um método contraceptivo regular por este, bem como pelo seu uso, em sua maioria, pelos adolescentes, e por generalização do uso repetitivo. Este estudo propôs avaliar o nível de conhecimento das mulheres usuárias, ou que tinham intenção de uso, do contraceptivo de emergência conhecido como ‘pílula do dia seguinte’, permitindo um melhor acompanhamento da sua utilização, e disponibilização de dados farmacoepidemiológicos úteis para promoção do uso racional desse medicamento. Mulheres usuárias, ou que tinham intenção de uso, da pílula foram convidadas a participar da pesquisa sobre uso de contraceptivo de emergência. Foi aplicado um questionário e os dados foram incluídos em um programa estatístico específico. No total, foram realizadas 74 entrevistas, sendo 54 em um Serviço de Atendimento Farmacêutico, por telefone, ao cliente/consumidor, de uma rede de farmácias comunitárias, e 20 entrevistas aplicadas para clientes, no momento da dispensação do contraceptivo, em uma das filiais dessa Rede. A maioria das entrevistadas pretendia fazer uso ou utilizar contraceptivo de emergência sem orientação/prescrição médica. Estas relataram que obtiveram informações sobre esse medicamento através de amigos, familiares e da mídia (televisão, internet). A maioria informou ter utilizado o contraceptivo de emergência uma ou duas vezes. Um dos principais motivos para justificar a utilização da pílula do dia seguinte foi o sexo desprotegido. Nossos achados alertam para que se tenha uma maior preocupação em relação à possibilidade de uso indevido desse medicamento, e seu fácil acesso nas farmácias comunitárias. Palavras- chave: 1. Contraceptivo de emergência 2. Farmácia comunitária 3. Serviço de Atendimento farmacêuticoDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-30
Como Citar
CAVALCANTE, M. D. S.; SOARES, M. A.; FEIJÓ, C. M.; DE FRANÇA FONTELES, M. M. PERFIL DE UTILIZAÇÃO DE ANTICONCEPCIONAL DE EMERGÊNCIA EM SERVIÇOS DE ATENDIMENTO FARMACÊUTICO DE UMA REDE DE FARMÁCIAS COMUNITÁRIAS. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 3, p. 131–139, 2016. DOI: 10.5216/ref.v13i3.37756. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/37756. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêutica
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.