AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE, CITOTOXICIDADE e GENOTOXICIDADE DO INFUSO DE MALVA-SANTA (Plectranthus barbatus - LAMIACEAE) SOBRE O CICLO CELULAR DE Allium cepa
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v13i4.36887Palavras-chave:
bioindicador, cebola, plantas medicinaisResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar os possíveis efeitos tóxicos, citotóxicos, genotóxicos e mutagênicos do infuso de folhas de malva-santa (Plectranthus barbatus) em diferentes concentrações sobre o ciclo celular da cebola (Allium cepa). As cebolas foram colocadas em contato com a infusão de Malva-santa, após algum tempo medidas com uma régua, em seguida as mesmas foram fixadas, coradas e analisadas no microscópio com objetiva de 40X. Os efeitos tóxicos, citotóxicos e genotóxicos foram avaliados através da inibição do crescimento radicular, dos índices mitóticos, surgimento de aberrações cromossômicas e a ocorrência de micronúcleos. Foi evidenciado o efeito tóxico sobre os meristemas radiculares, pois em todos os tratamentos, as raízes tiveram seu crescimento inibido. O efeito citotóxico foi constatado pela análise das médias dos índices mitóticos, onde fico notório que todos os tratamentos analisados apresentaram diminuição significativa na divisão celular e consequênte diminuição no índice mitótico. A genotoxicidade foi evidenciada através das duas maiores concentrações analisadas, pois apresentaram uma freqüência de aberrações cromossômicas estatisticamente relevantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-30
Como Citar
BEZERRA, C. M.; SILVA OLIVEIRA, M. A. AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE, CITOTOXICIDADE e GENOTOXICIDADE DO INFUSO DE MALVA-SANTA (Plectranthus barbatus - LAMIACEAE) SOBRE O CICLO CELULAR DE Allium cepa. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 4, p. 220–228, 2016. DOI: 10.5216/ref.v13i4.36887. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/36887. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Áreas Afins
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.