AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA MINERAL COMERCIALIZADA NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v12i4.36762Palavras-chave:
água mineral, coliformes, Pseudomonas aeruginosaResumo
O consumo de água mineral tem apresentado um crescimento devido à desconfiança da população em relação a água potável que muitas vezes apresenta odor e sabor desagradáveis. Sabe-se que a água mineral não é estéril e pode apresentar contaminação se não houver cuidados no seu envase nas indústrias. O objetivo desde trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica da água mineral (envasada em garrafões de 20 litros), comercializada no município de Itabuna, Bahia, Brasil, no período de fevereiro a abril de 2012. Os microrganismos pesquisados pela Técnica da Membrana Filtrante foram Coliformes totais, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa. Também foi avaliada a presença de enterobactérias, nas superfícies dos garrafões, pela Técnica de Esfregaço em Superfície. Os resultados foram interpretados com base na Resolução RDC nº 275 de 2005. Das 18 amostras analisadas, 44,5% apresentaram resultados positivos para Coliformes totais e 50% apresentaram contaminação por Pseudomonas aeruginosa. Uma única amostra (5,6%) apresentou positividade para Escherichia coli. A análise de enterobactérias evidenciou contaminação superficial dos garrafões em 83,3% das amostras. Os resultados evidenciaram que 13 amostras de água mineral apresentavam-se em condições impróprias para consumo, considerando os microrganismos estudados, e demonstraram a importância da higienização correta das superfícies dos garrafões.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-31
Como Citar
GOMES, T. P.; SANTANA, J. da S.; CARVALHO, L. R. de. AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA MINERAL COMERCIALIZADA NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BAHIA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 12, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/ref.v12i4.36762. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/36762. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Volume Comemorativo dos 70 anos da Faculdade de Farmácia
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.