MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE COMPRIMIDOS DE CLONAZEPAM DISTRIBUÍDOS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O SUCESSO TERAPÊUTICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v12i4.36761Palavras-chave:
clonazepam, monitoramento, saúde pública, controle de qualidadeResumo
Os benzodiazepínicos são medicamentos tipicamente utilizados para o tratamento de ansiedade e distúrbios do sono, sendo um dos psicotrópicos mais utilizados mundialmente. O clonazepam figura como o medicamento mais vendido no Brasil entre os anos de 2007 e 2010, estando inserido no Programa de Monitoramento da Qualidade de Medicamentos de Saúde Mental do estado de São Paulo. O objetivo deste trabalho foi verificar a qualidade de 10 amostras de diferentes lotes de comprimidos de clonazepam 2mg a serem distribuídos em unidades públicas de saúde do estado de São Paulo no período de 2013-2014. Foram realizados ensaios físico-químicos de aspecto; variação de peso; identificação, teor e uniformidade de doses unitárias por cromatografia líquida de alta eficiência. As amostras foram analisadas em um sistema de separação composto de coluna de fase reversa e mistura isocrática ternária, com detecção no ultra-violeta. Os resultados demonstraram que as amostras analisadas estavam satisfatórias quanto aos ensaios realizados. A homogeneidade entre as amostras, conforme observado neste estudo, contribuem, em conjunto com outros fatores, para um tratamento eficaz. Ações de vigilância sanitária que visem o controle da qualidade de medicamentos distribuídos na rede pública de saúde são imprescindíveis para a garantia de um tratamento farmacológico adequado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-31
Como Citar
ESERIAN, J. K.; LOMBARDO, M. MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE COMPRIMIDOS DE CLONAZEPAM DISTRIBUÍDOS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O SUCESSO TERAPÊUTICO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 12, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/ref.v12i4.36761. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/36761. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Volume Comemorativo dos 70 anos da Faculdade de Farmácia
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.