PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL APLICADO À ATENÇÃO FARMACÊUTICA: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES

Autores

  • SILVANA TERESINHA GIACOBO Serviço de Atenção Especializada (SAE) Ambulatório de Dermatologia Sanitária Secretaria Estadual de Saúde/ Rio Grande do Sul
  • CRISTIANE - BARELLI UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
  • CARLA BEATRICE CRIVELLARO GONÇALVES UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
  • SIOMARA REGINA HAHN UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v12i4.36731

Palavras-chave:

Assistência farmacêutica, gestão em saúde, planejamento estratégico situacional, atenção farmacêutica, doenças crônicas não transmissíveis.

Resumo

O objetivo deste estudo de caso é relatar e avaliar a construção do plano operativo para implementação da atenção farmacêutica na rede básica de saúde do município de Tapera, Rio Grande do Sul. Dentre as dificuldades vivenciadas pela assistência farmacêutica na unidade de saúde o problema prioritário foi a má adesão ao tratamento medicamentoso por parte dos usuários. A metodologia adotada como proposta de intervenção foi a concepção matusiana do Plano Estratégico Situacional (PES), incluindo os momentos explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional A imagem-objetivo projetada pelos atores que discutiram o PES foi a monitorização adequada dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, com quadros clínicos compensados, fator determinante para o aumento da expectativa e da qualidade de vida, além da diminuição de agravos e de custos para o sistema de saúde. A integração do profissional farmacêutico na rotina de atendimento aos hipertensos e diabéticos após a implementação do PES, por meio da orientação farmacêutica, resultou no desenvolvimento de ações conjuntas, com a equipe de saúde da família, otimizando a adesão ao tratamento farmacológico e promovendo o uso racional de medicamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SILVANA TERESINHA GIACOBO, Serviço de Atenção Especializada (SAE) Ambulatório de Dermatologia Sanitária Secretaria Estadual de Saúde/ Rio Grande do Sul

Farmacêutica do Serviço de Atenção Especializada (SAE), do Ambulatório de Dermatologia Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde/ Rio Grande do Sul.

CRISTIANE - BARELLI, UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Graduada em Farmácia Bioquimica (USP), mestre em Ciências Farmacêuticas (USP), especialista em Ativação de Processos de Mudança na graduação em Saúde (ENSP/ FIOCRUZ), Especialista em Educação para as Profissões da Saúde (UFC), Fellow (2009) do instituto FAIMER Brasil (UFC). Professor Titular da Universidade de Passo Fundo com experiência nas áreas de Farmácia e Medicina, com ênfase em Microbiologia Clínica e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos temas: ensino na saúde; qualidade de vida dos estudantes da área da saúde; atenção primária; educação interprofissional; e avaliação do ensino-aprendizado.

CARLA BEATRICE CRIVELLARO GONÇALVES, UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica com ênfase em Farmacácia Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), é especialista em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Paraná (1992) e mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É doutora em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Farmácia e Farmácia Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: uso racional de medicamentos,farmácia hospitalar, educação permanente, assistência farmacêutica e saúde coletiva.

SIOMARA REGINA HAHN, UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Possui graduação em Farmacia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (1992), mestrado Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) é Especialista em Farmácia Hospitalar (SBRAFH) 2011. Atualmente é professor Adjunto II da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência profissional na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência farmacêutica, farmácia hospitalar e farmacoepidemiologia.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

GIACOBO, S. T.; BARELLI, C. .-.; GONÇALVES, C. B. C.; HAHN, S. R. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL APLICADO À ATENÇÃO FARMACÊUTICA: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 12, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/ref.v12i4.36731. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/36731. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Volume Comemorativo dos 70 anos da Faculdade de Farmácia