ESTUDO COMPARATIVO PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE AMOSTRAS DE PAPAÍNA COMERCIALIZADAS POR EMPRESAS FORNECEDORAS DE INSUMOS FARMACÊUTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v12i4.36598Palavras-chave:
Produção e controle de medicamentosResumo
A papaína é um insumo, de origem vegetal, usada na produção de medicamentos, por sua ação cicatrizante e desbridante de feridas. No entanto, a qualidade dessa matéria prima é questionável. Neste sentido, o presente trabalho objetivou avaliar esse quesito na papaína disponível no mercado farmacêutico do estado de São Paulo. Isto foi realizado analisando amostras de diversos fornecedores através de características físico-químicas, microbiológicas e enzimáticas. Quatro amostras de papaína foram avaliadas, comparando-se com padrão e conforme descrito na literatura, em relação às propriedades organolépticas (sensoriais), testes de solubilidade, determinação do pH, determinação de umidade, determinação de contaminação microbiológica e determinação da atividade enzimática. Os resultados mostraram que todas as amostras testadas (100%) passaram nos testes organolépticos, solubilidade, pH, umidade e contaminantes microbiológicos. Somente três delas (75%) passaram na avaliação da atividade enzimática. Além disso, observou-se para esse quesito, que há grande variabilidade da atividade enzimática entre as amostras testadas (458%), mostrando que a papaína disponível no mercado merece análise criteriosa em relação a esse quesito. Este fato pode levar a alterações em relação aos resultados do uso de formulações que incluem esse insumo, no que se refere à segurança de uso e eficácia terapêutica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-31
Como Citar
BORELLA, J. C.; PÁDUA, M. de; STEVANATO, M. C. B. ESTUDO COMPARATIVO PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE AMOSTRAS DE PAPAÍNA COMERCIALIZADAS POR EMPRESAS FORNECEDORAS DE INSUMOS FARMACÊUTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 12, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/ref.v12i4.36598. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/36598. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Volume Comemorativo dos 70 anos da Faculdade de Farmácia
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.