ESTUDO COMPARATIVO PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE AMOSTRAS DE PAPAÍNA COMERCIALIZADAS POR EMPRESAS FORNECEDORAS DE INSUMOS FARMACÊUTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Júlio Cézar Borella Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto.
  • Michelly de Pádua Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP.
  • Marise C. Bastos Stevanato Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v12i4.36598

Palavras-chave:

Produção e controle de medicamentos

Resumo

A papaína é um insumo, de origem vegetal, usada na produção de medicamentos, por sua ação cicatrizante e desbridante de feridas. No entanto, a qualidade dessa matéria prima é questionável. Neste sentido, o presente trabalho objetivou avaliar esse quesito na papaína disponível no mercado farmacêutico do estado de São Paulo. Isto foi realizado analisando amostras de diversos fornecedores através de características físico-químicas, microbiológicas e enzimáticas. Quatro amostras de papaína foram avaliadas, comparando-se com padrão e conforme descrito na literatura, em relação às propriedades organolépticas (sensoriais), testes de solubilidade, determinação do pH, determinação de umidade, determinação de contaminação microbiológica e determinação da atividade enzimática. Os resultados mostraram que todas as amostras testadas (100%) passaram nos testes organolépticos, solubilidade, pH, umidade e contaminantes microbiológicos. Somente três delas (75%) passaram na avaliação da atividade enzimática. Além disso, observou-se para esse quesito, que há grande variabilidade da atividade enzimática entre as amostras testadas (458%), mostrando que a papaína disponível no mercado merece análise criteriosa em relação a esse quesito. Este fato pode levar a alterações em relação aos resultados do uso de formulações que incluem esse insumo, no que se refere à segurança de uso e eficácia terapêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Cézar Borella, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto.

Curso de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Ribeirão Preto - Docente da disciplina de Farmacognosia. Responsável técnico pelo Laboratório de Manipulação Farmacêutica da Secretaria. Municipal da Saúde de Ribeirão Preto

Michelly de Pádua, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP.

Curso de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Ribeirão Preto - Graduanda.

Marise C. Bastos Stevanato, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP.

Curso de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Ribeirão Preto - Docente da disciplina de Controle Microbiológico de Produtos Farmacêuticos, Cosméticos e Alimentícios.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

BORELLA, J. C.; PÁDUA, M. de; STEVANATO, M. C. B. ESTUDO COMPARATIVO PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE AMOSTRAS DE PAPAÍNA COMERCIALIZADAS POR EMPRESAS FORNECEDORAS DE INSUMOS FARMACÊUTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 12, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/ref.v12i4.36598. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/36598. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Volume Comemorativo dos 70 anos da Faculdade de Farmácia