MEDICAMENTOS SOB CONTROLE ESPECIAL: UMA ANÁLISE DOS ERROS DE MEDICAÇÃO E INDICADORES DE PRESCRIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v13i1.36594Palavras-chave:
Medicamentos de controle especial, prescrição médica, erros de medicação.Resumo
A prescrição é um documento que deve permitir a comunicação entre prescritor, dispensador e usuário, tendo como objetivo o uso correto e racional de medicamentos. Com o objetivo de avaliar a completude e indicadores de prescrição de notificações de receita B e receitas de controle especial arquivadas em uma unidade básica de saúde em Jequié-BA, realizou-se um estudo transversal, com base em análise documental de notificações de receita B e receitas de controle especial de medicamentos constantes da Portaria 344/98, ao qual foi realizado entre os meses de dezembro de 2013 a maio de 2014 com análise da totalidade da amostra diária, realizada em dias aleatórios durante a semana, no total foram analisadas 200 notificações de receita B e 202 receitas de controle especial. Os resultados demonstraram incompletude em alguns requisitos de preenchimento obrigatórios para a dispensação de medicamentos, o item que apresentou maior ausência de informação foi o endereço do paciente, assim como um percentual significativo de nomes comercias dos medicamentos. Dessa forma constata-se ainda que há uma necessidade urgente dos profissionais médicos em aderirem e seguirem as legislações vigentes quanto à prescrição de medicamentos no sistema único de saúde.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-03-31
Como Citar
ROCHA DA MOTA, I. V.; SOUSA NASCIMENTO, L. E.; CARDOSO, R. A.; LEMOS, L. B.; LEMOS, G. da S. MEDICAMENTOS SOB CONTROLE ESPECIAL: UMA ANÁLISE DOS ERROS DE MEDICAÇÃO E INDICADORES DE PRESCRIÇÃO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 45–54, 2016. DOI: 10.5216/ref.v13i1.36594. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/36594. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêutica
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.