AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE EXTRAÇÃO DOS POLIFENÓIS DE AMOSTRAS DE CHÁ ATRAVÉS DE MÉTODOS DOMÉSTICOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v13i2.36310Palavras-chave:
polifenóis, chá, antioxidanteResumo
Os polifenóis são metabólitos secundários de origem vegetal, os quais possuem reconhecida atividade antioxidante, que está centrada na neutralização de radicais livres. Estes compostos estão comumente presentes na alimentação de humanos, como o chá, que é uma das bebidas mais antigas e mais consumidas ao redor do mundo. O objetivo deste trabalho foi verificar, sob condições caseiras, a melhor forma de se extrair a maior quantidade de polifenóis, a partir dos chás branco e verde. As amostras para os testes foram obtidas a partir de três marcas comerciais de chás. Para o desenvolvimento dos testes, as amostras foram separadas em oito grupos, sendo cada grupo constituído de seis amostras em diferentes condições de preparo. Os resultados mostraram que em condições caseiras, a melhor forma de extração de polifenóis é a água quente, a uma temperatura de pré-fervura (80°C) durante um tempo prolongado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-06-30
Como Citar
MOURA LEÃO, M. F.; SOUZA DE OLIVEIRA, L. F.; MACHADO, M. M. AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE EXTRAÇÃO DOS POLIFENÓIS DE AMOSTRAS DE CHÁ ATRAVÉS DE MÉTODOS DOMÉSTICOS. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 82–88, 2016. DOI: 10.5216/ref.v13i2.36310. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/36310. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Farmacognosia e Produtos Naturais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.