QUANTIFICAÇÃO DE ?-SITOSTEROL LIVRE E DE FITOESTERÓIS TOTAIS NO ÓLEO DE Dipteryx alata Vogel (BARU)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v12i4.35961Palavras-chave:
cerrado, cromatografia gasosa, fitoesteróis, estudo de validaçãoResumo
O baru (Dipteryx alata Vog. família Fabaceae) é uma planta típica do cerrado cujo óleo extraído das sementes é usado popularmente como anti-reumático e regulador da menstruação. O interesse em avaliar fitoestérois em óleos vegetais deve-se a sua aplicação na prevenção de dislipidemias, de doenças cardiovasculares e à sua atividade na proteção contra tumores estimulados por estrogênio. O presente trabalho teve como objetivo contribuir com o conhecimento químico da espécie, de modo particular, em relação ao conteúdo em fitoesteróis livres e totais. Foi necessário desenvolver e validar um método analítico por CG-EM para a quantificação do ?-sitosterol livre no óleo de baru. A concentração dos demais fitoesteróis foi estimada utilizando suas áreas relativas no cromatograma. Para quantificar os fitoesteróis totais foi realizada uma saponificação branda do óleo, a temperatura ambiente, a fim de hidrolisar a ligação de esterificação e os fitoesteróis liberados serem então quantificados. A concentração de fitoesteróis totais foi de 1696,31 mg/kg e foram identificados campesterol, estigmasterol, ?-sitosterol e cicloartenol. A concentração de fitoesteróis livres foi de 1319,01 mg/kg. ?-sitosterol foi o composto majoritário, encontrado sob ambas as formas. Os fitoesteróis identificados nas sementes de baru possibilitam uma correlação com a atividade biológica verificada no seu uso popular.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-31
Como Citar
MARQUES, F. G.; OLIVEIRA NETO, J. R.; CUNHA, L. C.; FREITAS BARA, M. T. QUANTIFICAÇÃO DE ?-SITOSTEROL LIVRE E DE FITOESTERÓIS TOTAIS NO ÓLEO DE Dipteryx alata Vogel (BARU). Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 12, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/ref.v12i4.35961. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/35961. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Volume Comemorativo dos 70 anos da Faculdade de Farmácia
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.