PSICOTRÓPICOS: PERFIL DE PRESCRIÇÕES DE BENZODIAZEPÍNICOS, ANTIDEPRESSIVOS E ANOREXÍGENOS A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Antonio Edson Magalhaes Camelo Farmaceutico, rua Antonio Magalhaes
  • Caroline Matias Nascimento Dinelly discente do curso de Medicina das Faculdades Inta - Instituto Superior de Teologia Aplicada
  • Maria Auxiliadora Silva Oliveira professora do curso de medicina do Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA, servidora da Universidade Federal do Ceara - UFC. rua Antonio Magalhaes; av. Comandante Maurocelio Rocha ponte.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v13i1.35226

Resumo

Objetivou-se traçar um perfil das prescrições de medicamentos psicotrópicos (anorexígenos, antidepressivos e benzodiazepínicos) a partir de revisão. Para isso foi realizado uma pesquisa de natureza bibliográfica, descritiva, retrospectiva utilizando como base de dados bibliotecas virtuais LILACS, BIREME, Scientific Library on Line (SciELO), Google, além dos documentos, artigo e dados publicados pelo Ministerio da Saúde e ANVISA. Os resultados encontrados foram: os anorexígenos mais prescritos anfepramona e femproporex com 90,90% e 100% dos artigos analisados, respectivamente. Com relação ao gênero dos usuários de anorexígenos, as mulheres foram mais citadas. Entre os benzodiazepínicos o diazepam liderou nas prescrições. Em relação aos antidepressivos foi constatado um maior consumo da fluoxetina, seguido pelos antidepressivos tricíclicos como a amitriptilina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

MAGALHAES CAMELO, A. E.; NASCIMENTO DINELLY, C. M.; SILVA OLIVEIRA, M. A. PSICOTRÓPICOS: PERFIL DE PRESCRIÇÕES DE BENZODIAZEPÍNICOS, ANTIDEPRESSIVOS E ANOREXÍGENOS A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 3, p. 111–122, 2016. DOI: 10.5216/ref.v13i1.35226. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/35226. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêutica