PSICOTRÓPICOS: PERFIL DE PRESCRIÇÕES DE BENZODIAZEPÍNICOS, ANTIDEPRESSIVOS E ANOREXÍGENOS A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v13i1.35226Resumo
Objetivou-se traçar um perfil das prescrições de medicamentos psicotrópicos (anorexígenos, antidepressivos e benzodiazepínicos) a partir de revisão. Para isso foi realizado uma pesquisa de natureza bibliográfica, descritiva, retrospectiva utilizando como base de dados bibliotecas virtuais LILACS, BIREME, Scientific Library on Line (SciELO), Google, além dos documentos, artigo e dados publicados pelo Ministerio da Saúde e ANVISA. Os resultados encontrados foram: os anorexígenos mais prescritos anfepramona e femproporex com 90,90% e 100% dos artigos analisados, respectivamente. Com relação ao gênero dos usuários de anorexígenos, as mulheres foram mais citadas. Entre os benzodiazepínicos o diazepam liderou nas prescrições. Em relação aos antidepressivos foi constatado um maior consumo da fluoxetina, seguido pelos antidepressivos tricíclicos como a amitriptilina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-30
Como Citar
MAGALHAES CAMELO, A. E.; NASCIMENTO DINELLY, C. M.; SILVA OLIVEIRA, M. A. PSICOTRÓPICOS: PERFIL DE PRESCRIÇÕES DE BENZODIAZEPÍNICOS, ANTIDEPRESSIVOS E ANOREXÍGENOS A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 3, p. 111–122, 2016. DOI: 10.5216/ref.v13i1.35226. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/35226. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêutica
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.