AVALIAÇÃO DO POTENCIAL CARIOGÊNICO DE ANTI-HISTAMÍNICOS DE USO PEDIÁTRICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v12i3.34971Palavras-chave:
Cárie dentária, medicamento pediátrico e potencial cariogênicoResumo
O uso de medicamentos faz parte do quotidiano de muitas crianças com doença crônica ou doenças agudas recorrentes. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o potencial cariogênico de anti-histamínicos de uso pediátrico. Cinco medicamentos anti-histamínicos foram avaliados in. Foi determinado pH dos medicamentos, a concentração de sólidos solúveis(ºBrix) e a determinação do teor de açúcares totais. Verificou-se que todos dos medicamentos apresentaram pH menor que 5,5, sendo portanto, ácidos e potencialmente cariogênico aos tecidos dentais. Em relação aos sólidos solúveis totais (ºBrix) a dexclorfeniramina apresentou o menor valor de ºBrix (10,4%) e o cetotifeno, o maior valor de ºBrix (60,4%). No tocante aos açúcares totais, o percentual variou de 2,28% (cetotifeno) a 16,76% (loratadina). Os anti-histamínicos analisados têm um alto potencial cariogênico, visto que possuem um baixo pH e elevado teor de sólidos solúveis totais. Torna-se imprescindível, portanto, que haja uma atenção maior sobre o tema, objetivando que os profissionais de saúde reconheçam a possível relação entre o uso de medicamentos pediátricos e cárie dentária, a fim de que possam orientar adequadamente os responsáveis sobre os cuidados necessários para minimizar possíveis efeitos deletérios na saúde oral de pacientes infantis.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-09-30
Como Citar
SILVA, C. O. da; REIS, M. E. S. dos; SANTANA, K. F. P.; MAESTRI, F. P.; SAATKAMP, C. J.; MAESTRI, R. P. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL CARIOGÊNICO DE ANTI-HISTAMÍNICOS DE USO PEDIÁTRICO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 12, n. 3, p. 15–22, 2015. DOI: 10.5216/ref.v12i3.34971. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/34971. Acesso em: 16 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.