INTERVENÇÕES FARMACÊUTICAS DESTINADAS À OTIMIZAÇÃO DA ADESÃO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DE UM PACIENTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v12i2.34346Resumo
Objetivo: Descrever as intervenções farmacêuticas realizadas em conjunto à equipe multiprofissional para otimizar a adesão ao tratamento medicamentoso de um paciente idoso. Métodos: Estudo de caso realizado em um Hospital Público de Atenção Secundária com coleta de dados a partir de prontuário eletrônico, teste de adesão BMQ e consulta ao Micromedex®. Resultados: Paciente analfabeto, com potencial baixa adesão ao tratamento medicamentoso, devido a problemas no uso correto e acesso na rede pública de saúde. Os farmacêuticos analisaram aspectos da terapia farmacológica e identificou as principais causas da baixa adesão ao tratamento. Posteriormente, foram apresentadas estratégias para otimizar a utilização de medicamentos juntamente com a equipe multiprofissional e garantia da continuidade do cuidado pós-internação na Atenção Primária à Saúde através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família do município de origem do paciente. Conclusão: As ações farmacêuticas destinadas à melhoria da adesão ao tratamento medicamentoso do paciente idoso tornam-se essencial na atenção hospitalar, garantindo efetividade da assistência prestada. O hospital é um importante espaço de promoção e educação em saúde.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-07-01
Como Citar
OLIVEIRA, R. E. M.; FILIPIN, M. D. V.; GIARDINI, M. H. INTERVENÇÕES FARMACÊUTICAS DESTINADAS À OTIMIZAÇÃO DA ADESÃO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DE UM PACIENTE. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 39–51, 2015. DOI: 10.5216/ref.v12i2.34346. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/34346. Acesso em: 19 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.