IMPORTÂNCIA DA RESPOSTA GLICÊMICA DOS ALIMENTOS NA QUALIDADE DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v12i1.33793Palavras-chave:
índice glicêmico, qualidade de vida, diabetes melittus, doenças cardiovasculares, síndrome metabólica.Resumo
O índice glicêmico é uma medida in vivo que correlaciona o impacto da ingestão de carboidratos e suas concentrações de glicose plasmática após esta ingestão. Estudos a cerca dos benefícios do IG iniciaram-se por volta dos anos 70, porém ele ainda é pouco difundido pelas comunidades médicas. O IG pode ser afetado por vários fatores tanto intrínsecos quanto extrínsecos, cabendo ressaltar a estrutura, forma de processamento, teor de fibras e amido resistente. Além disso, o IG é uma ferramenta que pode auxiliar no controle e prevenção de diversas patologias como diabetes melittus, doenças cardiovasculares e síndrome metabólica; portanto sua aplicação é bastante justificável, embora seu uso não seja tão difundido pela variedade de implicações que podem alterar os seus valores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-05-18
Como Citar
NOAL, D. T.; DENARDIN, C. C. IMPORTÂNCIA DA RESPOSTA GLICÊMICA DOS ALIMENTOS NA QUALIDADE DE VIDA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 60–78, 2015. DOI: 10.5216/ref.v12i1.33793. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/33793. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.