INFLUÊNCIA DOS EXCIPIENTES NA DISSOLUÇÃO IN VITRO DOS FÁRMACOS A PARTIR DE CÁPSULAS GELATINOSAS DURAS CONTENDO CETOPROFENO 50 MG.

Autores

  • Joel Rocha da Silva Faculdade Anhanguera de Anápolis
  • Erick de Oliveira Lemes Faculdade Anhanguera de Anápolis
  • Daiana da Silva Vargem Faculdade Anhanguera de Anápolis

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v13i4.33553

Palavras-chave:

Cápsulas, Cetoprofeno, Dissolução, excipientes, Influência.

Resumo

O presente estudo reporta os resultados comparativos obtidos através da avaliação da cinética e da eficiência de dissolução do Cetoprofeno a partir de três lotes com diferentes formulações contendo tal fármaco sob a forma de cápsula, alternando as quantidades de excipientes que as compõem. A análise estatística dos valores de eficiência de dissolução obtidos apontou diferenças significativas entre os perfis de dissolução dos produtos 002/12 e 001/12, entretanto não se observou diferença significativa entre os valores de eficiência de dissolução para os produtos 003/12 e 001/12. Os parâmetros cinéticos obtidos apontaram para melhor desempenho do produto 003/12 em relação ao produto 002/12 o que se pode afirmar que os excipientes interferem na dissolução in vitro de cápsulas do medicamento Cetoprofeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joel Rocha da Silva, Faculdade Anhanguera de Anápolis

Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em química pela Universidade Federal de Goiás e professor adjunto da Faculdade Anhanguera de Anápolis.

Erick de Oliveira Lemes, Faculdade Anhanguera de Anápolis

Graduando em Farmácia pela Faculdade Anhanguera de Anápolis e participante do Programa de Iniciação Cientifica da Anhanguera Educacional.

Daiana da Silva Vargem, Faculdade Anhanguera de Anápolis

Bacharel em Farmácia pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Farmacologia Clinica pela Faculdade Católica de Anápolis, Mestrado em andamento pela UniEvangelica e Coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera de Anápolis.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

SILVA, J. R. da; LEMES, E. de O.; VARGEM, D. da S. INFLUÊNCIA DOS EXCIPIENTES NA DISSOLUÇÃO IN VITRO DOS FÁRMACOS A PARTIR DE CÁPSULAS GELATINOSAS DURAS CONTENDO CETOPROFENO 50 MG. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 4, p. 176–190, 2016. DOI: 10.5216/ref.v13i4.33553. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/33553. Acesso em: 10 dez. 2022.

Edição

Seção

Garantia e Controle de Qualidade de Medicamentos