CONSUMO ALIMENTAR, PESO CORPORAL E PERFIL BIOQUÍMICO DE RATOS TRATADOS COM DIFERENTES TIPOS DE ADOÇANTES
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v13i1.33229Palavras-chave:
adoçantes, peso corporal, perfil lipídico.Resumo
Objetivou-se avaliar os efeitos do uso de diferentes tipos de adoçantes sobre o peso corporal, consumo alimentar e perfil bioquímico de ratos. Material e Métodos: Foram estudados 42 ratos Wistar, distribuídos em Grupos: – Controle (C); Estévia (ES); Sucralose (SU); Aspartame (AS); Ciclamato/Sacarina (CS); Extrato de Agave (EA). Durante 28 dias foram registrados: consumo alimentar, hídrico, peso corporal, excreção urinária e fecal. O sangue foi utilizado para determinar o perfil bioquímico. Resultados: O Grupo CS apresentou menor média de consumo alimentar em relação ao ES. Os Grupos CS e EA apresentaram menores concentrações de triglicerídeos quando comparados a C e ES. Todos os Grupos, exceto ES apresentaram menores concentrações de colesterol total comparados ao Grupo C. Todos apresentaram concentrações de HDL–colesterol menores em relação ao C. Os Grupos AS, CS e EA exibiram menores concentrações de creatinina comparado ao C e SU. Conclusão: ES proporcionou maior consumo alimentar e concentrações de creatinina, e concentrações reduzidas de HDL-c, entretanto, apresentou menor sobrecarga hepática em relação ao adoçante extrato de agave.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-03-31
Como Citar
MELO, S. S.; CECHINEL, C. C.; GERN, B. H.; KUNZ, F. P.; WILKE, G. D.; JURCEVIC, J. D. CONSUMO ALIMENTAR, PESO CORPORAL E PERFIL BIOQUÍMICO DE RATOS TRATADOS COM DIFERENTES TIPOS DE ADOÇANTES. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 28–36, 2016. DOI: 10.5216/ref.v13i1.33229. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/33229. Acesso em: 30 dez. 2024.
Edição
Seção
Áreas Afins
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.