EFEITO DO LASER As-Ga-Al DE BAIXA POTÊNCIA SOBRE O MÚSCULO GASTROCNÊMIO DE RATO SUBMETIDO À LESÃO MECÂNICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v4i2.3057Palavras-chave:
Sistema músculo-esquelético, Colágeno, LasersResumo
O músculo é um tecido biológico portador de plasticidade, com alto grau de remodelamento frente a diversos estímulos. Também é frequentemente afetado por traumas da vida diária e atividades de esportes. Assim a rápida recuperação deste tecido com manutenção de suas propriedades mecânicas é importante para o indivíduo. Vários estudos indicam a eficiência do laser para a modulação da resposta inflamatória em tecidos de pele, tendões, músculos e ossos. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da radiação do laser As-Ga-Al, na reparação do músculo gastrocnêmio de ratos após trauma mecânico. Foram utilizados 48 ratos da linhagem Wistar sacrificados metade destes aos oito dias e o restante aos 15 dias após o início do experimento. Os animais foram separados nos seguintes grupos contendo oito animais cada um: dois grupos controles, dois grupos apenas lesados e dois grupos lesados e tratados. Os músculos gastrocnêmios dos grupos de animais lesados foram submetidos a um trauma, através de impacto por um aparelho promotor de trauma mecânico. Os grupos lesados e tratados receberam irradiação de laser com 10 J/cm² no 1º, 3º, 5º e 7º dias após a lesão. Os grupos apenas lesados não foram irradiados, mas submetidos aos mesmos procedimentos, porém com aparelho de laser As-Ga-Al desligado. No dia do sacrifício, os animais foram anestesiados com Rompum® e Ketalar® em doses de 0.10 ml/100g de massa corporal e decapitados. Os músculos gastrocnêmios foram retirados, fixados em formol a 10%, processados, incluídos em parafina, seccionados e corados com hematoxilina/eosina. Algumas lâminas foram coradas por picrosirius red e fast green para observação de colágeno. Não houve alterações no processo inflamatório, quanto ao número de polimorfonucleares, fibroblastos, macrófagos e monócitos em relação aos grupos controles. As análises histomorfométricas, demonstraram melhora na distribuição do tecido colágeno nos grupos lesados e tratados e diminuição de colágeno nos animais lesados e tratados com sacrifício aos 15 dias. Deste modo, a laserterapia nos moldes utilizados neste experimento, pode ser útil no tratamento das lesões musculares por promover diminuição de colágeno na fase mais tardia da reparação tecidual, com rearranjo mais adequado deste tecido. Este recurso terapêutico previne retrações musculares e excesso de colágeno, propiciando recuperação mais adequada e precoce da atividade muscular.10.5216/ref.v4i2.3057Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-26
Como Citar
LUZ, M. M. M. EFEITO DO LASER As-Ga-Al DE BAIXA POTÊNCIA SOBRE O MÚSCULO GASTROCNÊMIO DE RATO SUBMETIDO À LESÃO MECÂNICA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 4, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/ref.v4i2.3057. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/3057. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.