AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MUTAGÊNICA DA TALIDOMIDA PELO TESTE DE AMES
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v4i2.3056Palavras-chave:
talidomida, Salmonella typhimurium, testes de mutagenicidadeResumo
A reintrodução da talidomida, reconhecidamente teratogênica, como fármaco potencial em uma série de doenças como por exemplo SIDA, câncer, tuberculose, artrite reumatóide, doença de Crohn, mieloma e síndromes mielodisplásicas requer a avaliação do potencial genotóxico para uso em humanos. No presente trabalho avaliamos a capacidade da talidomida em induzir mutação através do teste de AMES em linhagens TA100 e TA102 de Salmonella typhimurium, na presença ou ausência de ativação metabólica. Os resultados mostraram que a talidomida não apresenta potencial mutagênico, entretanto, outros ensaios genotóxicos devem ser realizados a fim de atestar essa observação. 10.5216/ref.v4i2.3056Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-26
Como Citar
SANTOS, J. L. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MUTAGÊNICA DA TALIDOMIDA PELO TESTE DE AMES. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 4, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/ref.v4i2.3056. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/3056. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.