TOXICIDADE DE ANESTÉSISCOS LOCAIS NA PRATICA CLÍNICA

Autores

  • Edilson Martins Rodrigues Neto
  • Lidia Audrey Rocha Valadas Marques Universidade Federal do Ceará
  • Mara Assef Leitão Lotif
  • Patrícia Leal Dantas Lobo
  • Carlos Ricardo de Queiroz Martiniano
  • Maria Augusta Drago Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v11i1.27873

Palavras-chave:

ANESTESIOLGIA, TOXICOLOGIA, FARMACOLOGIA CLÍNICA

Resumo

Anestésicos locais (ALs) são imprescindíveis a uma gama de procedimentos invasivos. Objetivou-se avaliar os diversos problemas sistêmicos devidos ao uso indistinto de ALs. Foram utilizadas as seguintes fontes: bases de dados eletrônicos tais como PUBMED, MEDLINE, LILACS e BBO, artigos em livros e periódicos, publicados entre os anos de 2005 a 2012. Foram usados os descritores: anestésicos locais, toxicidade, efeitos adversos e complicações sistêmicas. Dentre as complicações sistêmicas mais frequentes, foram relatados os efeitos no Sistema Nervoso Central (SNC) e Cardiovascular (SCV). Em níveis tóxicos de ALs no SNC a manifestação clínica primária é a convulsão tônico-clônica, podendo culminar em depressão generalizada de ambos os sistemas. Em nível de SCV, os ALs podem causar bradicardia e hipotensão arterial. Contrapondo os ALs, os vasoconstritores simpaticomiméticos geram efeitos excitatórios, que se intensificam ao se somar às catecolaminas endógenas. Podem ocorrer ainda reações de hipersensibilidade ou hematológicas. Anafilaxias verdadeiras ocorrem principalmente em ALs do tipo éster. Ademais, o metilparabeno e o bissulfito de sódio, incluídos no tubete de ALs, têm gerado sensibilização frequente. A alteração hematológica mais comum é a metemoglobinemia. Segundo a literatura, os ALs são fármacos seguros, mas é necessária perícia na técnica anestésica, adequação da dose e conhecimento sobre os cuidados necessários à sua utilização. 10.5216/ref.v11i1.27873

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-03-2014

Como Citar

Martins Rodrigues Neto, E., Valadas Marques, L. A. R., Lotif, M. A. L., Lobo, P. L. D., Martiniano, C. R. de Q., & Drago Ferreira, M. A. (2014). TOXICIDADE DE ANESTÉSISCOS LOCAIS NA PRATICA CLÍNICA. Revista Eletrônica De Farmácia, 11(1), 13. https://doi.org/10.5216/ref.v11i1.27873

Edição

Seção

Artigos Originais