AVALIAÇÃO DE TESTE RAPIDO PARA HIV, PADRONIZADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE, UTILIZADO EM UMA MATERNIDADE ESCOLA EM MACEIÓ-AL

Autores

  • Thiago José Matos Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Adriano Mateus Santos Centro Universitário Cesmac
  • Allam Bezerra Barbosa Centro Universitário Cesmac
  • Emanuelle Cavalcante Pimentel Centro Universitário Cesmac
  • Mônica Meira Leite Rodrigues Centro Universitário Cesmac

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v11i3.27822

Palavras-chave:

HIV. Gestantes. Teste rápido.

Resumo

O teste rápido foi considerado um teste de triagem para infecção pelo HIV durante muito tempo. A presente pesquisa teve o objetivo de avaliar os testes rápidos para detecção de HIV padronizados pelo Ministério da saúde, utilizados em uma maternidade escola em Maceió AL. Foi realizado um estudo epidemiológico descritivo transversal utilizando o banco de dados de gestantes que buscaram atendimento na Maternidade Escola Santa Mônica da cidade de Maceió-Alagoas. Das 764 gestantes submetidas ao teste rápido para diagnóstico da infecção por HIV-1 e HIV-2, 8 pacientes (1,05%) apresentaram positividade nos testes rápidos utilizados (Bio manguinhos e Rapid check). A faixa etária mais freqüente das pacientes soropositivas para HIV foi 20-29 anos de idade. Os resultados da presente pesquisa evidenciam que a triagem de infecção por HIV-1 e HIV-2 pelo teste rápido é uma excelente opção para maternidades que atendem parturientes com considerada taxa da infecção pelo HIV-1 e HIV-2, porém devem ser realizados dois testes para maior confiabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago José Matos Rocha, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Bacharel em Farmácia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC. Atualmente faz especialização de Docência no Ensino Superior na Faculdade Joaquim Nabuco/PE e é Mestrando do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco, tem experiência na área de Doenças Parasitárias. Tem como principal linha de pesquisa a epidemiologia de enteroparasitoses. 

Adriano Mateus Santos, Centro Universitário Cesmac

Bacharelado em Farmácia

Allam Bezerra Barbosa, Centro Universitário Cesmac

Bacharelado em Farmácia

Emanuelle Cavalcante Pimentel, Centro Universitário Cesmac

Mestrado em Ensino em Saúde

Mônica Meira Leite Rodrigues, Centro Universitário Cesmac

Mestrado em Saúde Coletiva

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

ROCHA, T. J. M.; SANTOS, A. M.; BARBOSA, A. B.; PIMENTEL, E. C.; RODRIGUES, M. M. L. AVALIAÇÃO DE TESTE RAPIDO PARA HIV, PADRONIZADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE, UTILIZADO EM UMA MATERNIDADE ESCOLA EM MACEIÓ-AL. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 12, 2014. DOI: 10.5216/ref.v11i3.27822. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/27822. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais