IDENTIFICAÇÃO DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS NO EXTRATO ETANÓLICO DAS FOLHAS DE Solanum jamaicense (SOLANACEAE) E SEU POTENCIAL FUNGICIDA SOBRE Candida albicans in vitro
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v11i1.27632Palavras-chave:
Análise fitoquímica. Unha-de-gato. Fungicida botânico. Planta Medicinal.Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito do extrato etanólico das folhas de S. jamaicense sobre C. albicans in vitro, bem como identificar as principais classes de metabólitos secundários. O material foi coletado, pesado e devidamente secado foi submetido à extração em etanol 95% por sete dias. Posteriormente, o material foi filtrado e submetido ao processo de destilação simples. No Laboratório de Microbiologia, discos de 5 mm de diâmetro de culturas de isolados do fungo C. albicans, foram colocados no centro de placas de Petri contendo (BDA), sendo que, na área periférica das placas, foram dispostos simetricamente discos de papel-filtro, que foram embebidos em 1mL de extrato vegetal. Como controle positivo, utilizou-se discos embebidos em água destilada e controle negativo, o produto químico Kasumin®. O extrato etanólico foi submetido ao teste para identificação de metabólitos secundários. Verificou-se que o extrato etanólico das folhas de S. jamaicence apresentou potencial fungicida sobre C. albicans, notando-se que no final de 144 horas, a média de inibição das colônias dos fungos utilizando o extrato vegetal foi de 0,9mm; no controle positivo, a média foi de 1,42 mm, enquanto que no controle negativo, a inibição média foi de 1,62 mm. 10.5216/ref.v11i1.27632Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-03-31
Como Citar
ANSELMO, J. S.; LIMA, R. A. IDENTIFICAÇÃO DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS NO EXTRATO ETANÓLICO DAS FOLHAS DE Solanum jamaicense (SOLANACEAE) E SEU POTENCIAL FUNGICIDA SOBRE Candida albicans in vitro. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 10, 2014. DOI: 10.5216/ref.v11i1.27632. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/27632. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.