DERMATITE SEBORREICA: ABORDAGEM TERAPÊUTICA NO ÂMBITO DA CLÍNICA FARMACÊUTICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v10i4.27451Palavras-chave:
Dermatite Seborreica, Malassezia, Prescrições de MedicamentosResumo
A dermatite seborreica é uma doença de pele muito comum caracterizada por cronicidade, inflamação e descamação epidérmica. Considerando que é uma condição patológica sem cura definitiva cabe ao farmacêutico esclarecer ao paciente que os objetivos do tratamento são controlar os sinais visíveis das lesões e sintomas incômodos como o prurido. Assim, o presente estudo objetivou realizar uma revisão de literatura visando nortear a abordagem terapêutica da Dermatite Seborreica no âmbito competente da clínica farmacêutica. Foi realizada uma revisão de literatura com pesquisa nos bancos de dados do Pubmed, Bireme, Lilacs e Scielo, bem como pesquisa nos periódicos do Portal Brasileiro da Informação Científica. Foram usados os descritores: Dermatite Seborreica, Tratamento Farmacológico e Malassezia e selecionados artigos relacionados à abordagem terapêutica da dermatite seborreica tendo como foco a competência profissional do farmacêutico. Visto que, muitas vezes, o farmacêutico é o primeiro profissional de saúde que o paciente procura, é de suma importância que, dentro da sua competência clínica, ele seja capaz de resolver um problema de saúde menor ou encaminhar o paciente para atendimento específico. Com a farmacoterapia e mudanças de hábitos é possível se obter um controle efetivo e um maior espaçamento na recorrência das crises da doença. 10.5216/ref.v10i4.27451Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-31
Como Citar
MARTINS RODRIGUES NETO, E.; AUDREY ROCHA VALADAS MARQUES, L.; ASSEF LEITÃO LOTIF, M.; OLIVEIRA COELHO, M.; NUNES NOCRATO, M.; CAVALCANTE RODRIGUES, J. DERMATITE SEBORREICA: ABORDAGEM TERAPÊUTICA NO ÂMBITO DA CLÍNICA FARMACÊUTICA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 11, 2013. DOI: 10.5216/ref.v10i4.27451. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/27451. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.