DERMATITE SEBORREICA: ABORDAGEM TERAPÊUTICA NO ÂMBITO DA CLÍNICA FARMACÊUTICA

Autores

  • Edilson Martins Rodrigues Neto Universidade Federal do Ceará/ Prefeitura Municipal de Fortaleza
  • Lidia Audrey Rocha Valadas Marques Universidade Federal do Ceará
  • Mara Assef Leitão Lotif Universidade Federal do Ceará
  • Marcia Oliveira Coelho Universidade Estadual do Ceará/Prefeitura Municipal de Fortaleza
  • Miriam Nunes Nocrato Governo do Estado do Ceará
  • Jessica Cavalcante Rodrigues Universidade Federal da Paraiba

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v10i4.27451

Palavras-chave:

Dermatite Seborreica, Malassezia, Prescrições de Medicamentos

Resumo

A dermatite seborreica é uma doença de pele muito comum caracterizada por cronicidade, inflamação e descamação epidérmica. Considerando que é uma condição patológica sem cura definitiva cabe ao farmacêutico esclarecer ao paciente que os objetivos do tratamento são controlar os sinais visíveis das lesões e sintomas incômodos como o prurido. Assim, o presente estudo objetivou realizar uma revisão de literatura visando nortear a abordagem terapêutica da Dermatite Seborreica no âmbito competente da clínica farmacêutica. Foi realizada uma revisão de literatura com pesquisa nos bancos de dados do Pubmed, Bireme, Lilacs e Scielo, bem como pesquisa nos periódicos do Portal Brasileiro da Informação Científica. Foram usados os descritores: Dermatite Seborreica, Tratamento Farmacológico e Malassezia e selecionados artigos relacionados à abordagem terapêutica da dermatite seborreica tendo como foco a competência profissional do farmacêutico. Visto que, muitas vezes, o farmacêutico é o primeiro profissional de saúde que o paciente procura, é de suma importância que, dentro da sua competência clínica, ele seja capaz de resolver um problema de saúde menor ou encaminhar o paciente para atendimento específico. Com a farmacoterapia e mudanças de hábitos é possível se obter um controle efetivo e um maior espaçamento na recorrência das crises da doença. 10.5216/ref.v10i4.27451

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilson Martins Rodrigues Neto, Universidade Federal do Ceará/ Prefeitura Municipal de Fortaleza

Farmacêutico pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Farmacologia Clínica pelo Instituto Ateneu, Especializando em Toxicologia Geral pela Universidade Cândido Mendes, Mestrando em Farmacologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará, Farmacêutico Clínico, atuando, também, como preceptor do Estágio em Assistência Farmacêutica na Atenção Básica dos alunos da UFC; Colaborador do Serviço de Imunizações da Unidade Atenção Primaria à Saúde Roberto da Silva Bruno e Membro do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica e Centro de Estudos em Toxicologia no Departamento de Farmácia da UFC.

Lidia Audrey Rocha Valadas Marques, Universidade Federal do Ceará

Estudante do 9o semestre de Odontologia. Tem experiência na área de pesquisa clínica, ensaios clínicos randomizados e avaliação de eficácia terapêutica . Possui interesse nas áreas de Farmacologia, Implantodontia, Prótese e Cirurgia.

Mara Assef Leitão Lotif, Universidade Federal do Ceará

Atualmente está cursando o 9º semestre de Odontologia da FFOE da Universidade Federal do Ceará. Ex-Monitora bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET Saúde, ex-Monitora voluntárida da disciplina de Dentística Laboratorial, atual monitora bolsista da disciplina Dentística Clínica I e integrante do Projeto RONDON. Possui interesses nas área de Dentística, Prótese dentária e Implantodontia.

Marcia Oliveira Coelho, Universidade Estadual do Ceará/Prefeitura Municipal de Fortaleza

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1996), graduação em Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1996), especialista em saúde pública, especialista em saúde coletiva, especialista em terapias naturais e especialista em gestão. Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Atualmente é enfermeira da ESF da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: programa saúde da família, humanização, enfermagem, atenção primária, terapias naturais e gestão em saúde.

Miriam Nunes Nocrato, Governo do Estado do Ceará

Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado Ceará

Jessica Cavalcante Rodrigues, Universidade Federal da Paraiba

Acadêmica de Medicina da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

MARTINS RODRIGUES NETO, E.; AUDREY ROCHA VALADAS MARQUES, L.; ASSEF LEITÃO LOTIF, M.; OLIVEIRA COELHO, M.; NUNES NOCRATO, M.; CAVALCANTE RODRIGUES, J. DERMATITE SEBORREICA: ABORDAGEM TERAPÊUTICA NO ÂMBITO DA CLÍNICA FARMACÊUTICA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 11, 2013. DOI: 10.5216/ref.v10i4.27451. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/27451. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais