SÍNTESE DE N-ACILIDRAZONAS COMO ANTIFÚNGICOS POTENCIAIS
Resumo
Hidrazonas são compostos que possuem ampla variedade de atividade biológica, tendo sido relatadas a ação antimicrobiana, anticonvulsivante, antiinflamatória e vasodi-latadora, entre outras1. Em trabalhos ante-riores realizados pelo nosso grupo, foi obtido um derivado N-acilidrazônico que apresentou atividade expressiva frente a espécies de Candida sp, em especial C. krusei, naturalmente resistente a diversos antifúngicos, como o fluconazol2. Nesses experimentos, o fluconazol não foi capaz de inibir o crescimento desta espécie, enquanto o derivado citado o fez com CI50 de 34,0 µM. No trabalho aqui descrito, objetivou-se empregar esse composto como modelo para modificações moleculares visando avaliar a influência de fatores eletrônicos, estéricos e de solubilidade nessa atividade biológica. A seguinte metodologia sintética foi empre-gada: os ácidos, benzóico, 4-hidroxiben-zóico, 4-clorobenzóico, 4-nitrobenzóico e 4-aminobenzóico foram esterificados com etanol nas condições de Fischer3 e o ácido 4-aminobenzóico acilado com cloreto de benzoíla4 ou alquilado com brometo de alila5. Esses ésteres foram submetidos a hidrazinólise6 e posteriormente condensados a um aldeído aromático7, o mesmo existente no protótipo que originou esse projeto. Os produtos foram avaliados por CCD, ponto de fusão e espectrometrias no IV e de RMN.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-04-07
Como Citar
LORENZATO JUNIOR, E.; CARVALHO, D. T. SÍNTESE DE N-ACILIDRAZONAS COMO ANTIFÚNGICOS POTENCIAIS. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/23555. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.