APLICAÇÃO PRÁTICA DAS INTERAÇÕES INTERMOLECULARES ENTRE BIOMACROMOLÉCULAS E LIGANTES PELO LIGAND EXPLORER
Resumo
O Protein Data Bank (PDB)1 é o um banco de dados de estruturas tridimensionais de biomacromoléculas obtidas por métodos experimentais, tais como cristalografia de raios-X e ressonância magnética nuclear (RMN). Estas biomacromoléculas são alvos moleculares úteis para o processo racional de desenvolvimento de fármacos baseado na estrutura, pois se encontram complexados com o ligante, cujas interações intermoleculares entre ele e o alvo molecular podem ser estudas através do programa Ligand Explorer disponibilizado pelo PDB. O presente trabalho teve como objetivo mostrar como o Ligand Explorer pode ser aplicado em aula expositiva para explicar o processo de reconhecimento molecular entre o ligante e o receptor. Dessa forma, a estrutura cristalina da enzima conversora de angiotensina (ECA) complexada com captopril (código PDB: 2X8Z2) foi utilizada para exemplificar as interações de reconhecimento molecularDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-04-07
Como Citar
TARANTO, A. G.; COMAR JR, M. APLICAÇÃO PRÁTICA DAS INTERAÇÕES INTERMOLECULARES ENTRE BIOMACROMOLÉCULAS E LIGANTES PELO LIGAND EXPLORER. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/23552. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.