CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE SALADA DE VEGETAIS SERVIDAS EM TRÊS RESTAURANTES SELF-SERVICE EM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE SANTA CATARINA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v10i3.22023Palavras-chave:
Doenças transmitidas por alimentos, alimentos, saúdeResumo
O crescimento econômico e a globalização têm influenciado a mudança dos hábitos dos brasileiros, inclusive os alimentares. A procura por refeições fora de casa cresce cada vez mais. Entre as opções para quem busca rapidez no atendimento, variedade no cardápio e baixo custo, estão os restaurantes do tipo self service. Mesmo adeptos desses serviços, os consumidores também buscam uma alimentação saudável. Nesta pesquisa foram avaliadas as condições higiênico-sanitárias de saladas de vegetais servidas em três restaurantes self service de uma cidade do interior de Santa Catarina. Porções de 200g de saladas de vegetais crus frescos e prontos para consumo foram obtidas durante 5 dias numa mesma semana em cada restaurante, totalizando 15 coletas. Em quatro, das cinco amostragens, 100% das amostras estavam impróprias para consumo, ou seja, em desacordo com a legislação vigente para contagem de coliformes totais e coliformes termotolerantes. Escherichia coli foi confirmada para um dos restaurantes, mas Salmonella sp. não foi detectada em nenhuma das amostras. Para evitar o risco de DTA´s e considerando que a contaminação pode ocorrer em todas as etapas de preparo de alimentos, é necessário que os restaurantes adotem medidas rigorosas de higiene, bem como boas práticas de processamento e disposição do alimento ao consumidor. Palavras-chave: Restaurantes, Doenças transmitidas por alimentos. 10.5216/ref.v10i3.22023Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-09-30
Como Citar
ZANONI, K.; GELINSKI, J. M. L. N. CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE SALADA DE VEGETAIS SERVIDAS EM TRÊS RESTAURANTES SELF-SERVICE EM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE SANTA CATARINA, BRASIL. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 13, 2013. DOI: 10.5216/ref.v10i3.22023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/22023. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.