ESTUDO DA ATIVIDADE ANTI-TUMORAL DO POLISSACARÍDEO (PJU) EXTRAÍDO DE Anacardium occidentale FRENTE A UM MODELO EXPERIMENTAL DO SARCOMA 180
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v4i1.2122Resumo
Atualmente, os polissacarídeos são considerados moléculas farmacologicamente ativas, nos vários campos de aplicação, sendo clinicamente utilizados no tratamento de neoplasias em humanos; estes têm sido classificados como modificadores de resposta biológica. Este trabalho teve o objetivo de testar experimentalmente o polissacarídeo da goma do cajueiro roxo, Anacardium occidentale (PJU), frente à células tumorais de Sarcoma 180 (S-180). Para a manutenção da linhagem celular, as células S-180 foram inoculadas na região peritoneal de camundongos para o crescimento do tumor na forma ascítica. Para o crescimento do tumor sólido, as células tumorais na forma ascítica, foram inoculadas via subcutânea na região dos membros inferiores dos animais. Dois grupos (n=20) foram estudados, grupo PJU: camundongos que desenvolveram o tumor sólido e após 24 horas foram tratados com PJU (100 mg/Kg) diluído em salina, grupo NaCl: animais que desenvolveram o tumor sólido e foram tratados em dose única com solução salina (150 mM). Todos os animais foram diariamente monitorados por sete dias verificando-se o peso, estado de saúde geral e desenvolvimento dos tumores. No último dia do experimento (7° dia) foi coletado sangue da cauda dos animais para análise hematológica, a qual não evidenciou alterações expressivas nas células sanguíneas entre os grupos, com exceção de uma eosinofilia no grupo PJU. Os tumores foram retirados e pesados, sendo verificado que os animais tratados com o PJU exibiram tumores com peso médio reduzido (p<0,05) quando comparados ao grupo controle (NaCl). Os dados preliminares deste estudo indicam que o polissacarídeo extraído da goma do cajueiro Anacardium occidentale apresenta uma provável ação anti-tumoral in vivo. 10.5216/ref.v4i1.2122Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-10-24
Como Citar
FLORÊNCIO, A. P. de S. ESTUDO DA ATIVIDADE ANTI-TUMORAL DO POLISSACARÍDEO (PJU) EXTRAÍDO DE Anacardium occidentale FRENTE A UM MODELO EXPERIMENTAL DO SARCOMA 180. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 4, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/ref.v4i1.2122. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/2122. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.