ANÁLISES PRELIMINARES DE SUBSTÂNCIAS VISCOSAS EM ESPECTRÔMETRO DE INFRAVERMELHO UTILIZANDO SUPORTE ALTERNATIVO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v3i2.2077Resumo
A espectrometria de infravermelho é uma técnica amplamente utilizada na identificação de compostos orgânicos. Porém, tais análises são dificultadas pelo custo relativamente elevado de acessórios adequados às características físico-químicas destas. Neste trabalho, investigou-se um procedimento alternativo para análises qualitativas de substâncias viscosas em espectrômetro de infravermelho, utilizando-se um filme de PVC como base suporte das amostras. Foram feitas análises comparando-se os espectros de amostras de lanolina e vitamina E em filme de PVC e com pastilhas de KBr, bem como com dados da literatura. Os resultados demonstraram vantagens da metodologia proposta como a simplicidade, o baixo custo e a rapidez, além da obtenção de espectros robustos. 10.5216/ref.v3i2.2077Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-10-23
Como Citar
SOARES, L. A. ANÁLISES PRELIMINARES DE SUBSTÂNCIAS VISCOSAS EM ESPECTRÔMETRO DE INFRAVERMELHO UTILIZANDO SUPORTE ALTERNATIVO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 3, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/ref.v3i2.2077. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/2077. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.