PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS POR UM GRUPO DE IDOSOS DO MUNICÍPIO DE PETROLINA, PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v9i3.20491Palavras-chave:
Plantas medicinais, Medicina tradicional, Formas de utilização, IdososResumo
A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Petrolina-PE e os dados foram coletados através da aplicação de questionário no período de junho a agosto de 2011 a 40 pacientes idosos participantes do programa HIPERDIA. Os principais aspectos analisados foram: perfil socioeconômico, conhecimento popular sobre plantas medicinais, principais plantas utilizadas, indicações, posologia, formas de preparo, conservação e aquisição. A maioria dos idosos afirmou utilizar plantas medicinais frequentemente. 72% relataram fazer uso de plantas medicinais a mais de 10 anos. A forma de preparo predominante foi o chá (72%) e as partes das plantas mais utilizadas foram folhas secas e frescas. 46% dos entrevistados utilizam chás pelo menos uma vez ao dia, porém um número expressivo de idosos (26%) afirmam fazer uso do mesmo três vezes ao dia, aumentando os riscos de intoxicações. Foram citadas 32 plantas diferentes, usadas na maioria dos casos para o tratamento de distúrbios do trato respiratório, digestório, cardiovascular e gênito-urinário. Verificou-se que a utilização de plantas medicinais, principalmente por idosos, ainda é bastante difundida, fazendo-se necessário a realização de estudos que busquem resgatar o saber popular relacionado a essas plantas para que este conhecimento seja levado em consideração no planejamento das políticas de saúde em nosso país.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-09-30
Como Citar
JUNIOR, R. G. de O.; DE LAVOR, Érica M.; DE OLIVEIRA, M. R.; DE SOUZA, E. V.; DA SILVA, M. A.; DA SILVA, M. T. N. M.; NUNES, L. M. N. PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS POR UM GRUPO DE IDOSOS DO MUNICÍPIO DE PETROLINA, PERNAMBUCO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 9, n. 3, p. 13, 2012. DOI: 10.5216/ref.v9i3.20491. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/20491. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.