ESTUDO DA LIGAÇÃO CRUZADA INDUZIDA PELO FORMALDEÍDO EM CÁPSULAS DE GELATINA DURA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v2i2.1951Resumo
O formaldeído é um agente desnaturante que induz a ligação cruzada covalente na gelatina, sendo um dos agentes utilizados para a promoção da gastro-resistência em formas farmacêuticas gelatinosas, contudo, seu uso carece de avaliações minuciosas e da definição de protocolos específicos para as diversas classes de fármacos. O objetivo deste trabalho foi investigar a ligação cruzada induzida pelo formaldeído em cápsulas de gelatina dura. Cápsulas foram imersas em solução hidroalcoólica (70-90%) contendo diversas concentrações de formaldeído. Amostras foram submetidas aos testes de avaliação da extensão da ligação cruzada determinando-se o número de grupos amino livres por espectrofotometria e a quantificação do formaldeído residual feita por HPLC. A extensão da ligação cruzada ocorrida foi notavelmente influenciada pela concentração de formaldeído e de água e álcool nas soluções usadas para o tratamento das cápsulas. Os resultados demonstraram que o resíduo de formaldeído determinado após o tratamento das cápsulas esteve dentro de limites aceitáveis. Entretanto, avaliações seriadas durante o armazenamento das cápsulas demonstraram que a ligação cruzada continua ocorrendo, levando a uma resistência superior ao necessário para a administração de fármacos nesta forma farmacêutica. 10.5216/ref.v2i2.1951Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-10-19
Como Citar
ZAMPIERI, A. L. T. C. ESTUDO DA LIGAÇÃO CRUZADA INDUZIDA PELO FORMALDEÍDO EM CÁPSULAS DE GELATINA DURA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 2, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/ref.v2i2.1951. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/1951. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.