ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE MATÉRIAS PRIMAS E FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS MAGISTRAIS

Autores

  • Flávia R. O. Andrade 1Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v2i2.1948

Resumo

De acordo com as Boas Práticas em Farmácia, os produtos farmacêuticos devem possuir qualidade compatível com especificações determinadas por códigos oficiais, visando assegurar seu uso. A qualidade microbiológica da matéria-prima empregada nas formulações de medicamentos e cosméticos é fator primordial para se alcançar eficiência e segurança. Neste trabalho, realizou-se a contagem de bactérias heterotróficas e pesquisa de Escherichia coli, coliformes totais e fecais em amostras de água destilada, deionizada e obtidas por osmose reversa. Realizou-se também a contagem de microrganismos aeróbios viáveis totais (bactérias e fungos), a pesquisa de bactérias patogênicas e de coliformes totais em amostras de matérias-primas vegetais e produtos naturais; e em formulações-bases de cremes, loções e géis. O método aplicado e as especificações foram baseados em Farmacopéias ou nos dados da Organização Mundial de Saúde. Os resultados obtidos evidenciaram que 86,3% das amostras analisadas se encontravam em conformidade com os padrões estabelecidos. A qualidade microbiológica da água deionizada demonstrou que esta constitui um problema a ser solucionado nas farmácias com manipulação, sendo verificado que 65% das amostras estavam com limites de carga microbiana acima das especificações. Na análise das formulações básicas de produtos magistrais semi-acabados verificou-se que 97,17% estavam de acordo com limites estabelecidos. Em relação às matérias-primas vegetais e demais produtos naturais, 3,51 % e 10,5%, respectivamente, estavam em desacordo com as especificações. Os dados obtidos mostraram que as Boas Práticas de Manipulação em Farmácias contribuíram para a melhoria da qualidade microbiológica de produtos farmacêuticos magistrais, entretanto, verificou-se um ponto crítico a ser solucionado, que é a qualidade da água purificada por deionização. 10.5216/ref.v2i2.1948

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-10-19

Como Citar

ANDRADE, F. R. O. ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE MATÉRIAS PRIMAS E FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS MAGISTRAIS. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 2, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/ref.v2i2.1948. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/1948. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais