VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA ANALÍTICA PARA DOSEAMENTO E ESTUDO DA EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA DE COMPRIMIDOS DE SINVASTATINA 20 MG
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v10i2.19297Palavras-chave:
Estudos de Validação, Controle de qualidadeResumo
Estatinas, como a sinvastatina, agem na diminuição dos níveis séricos de colesterol total e de lipoproteína de baixa densidade. Com a expiração da patente da sinvastatina, novas marcas sob as formas de medicamentos genéricos ou similares contendo este fármaco surgiram no mercado, visando suplantar a demanda decorrente do aumento no número de prescrições de sinvastatina. Mediante a isso, o objetivo deste trabalho foi validar uma metodologia analítica para doseamento da sinvastatina por espectroscopia de ultravioleta e verificar a equivalência farmacêutica entre três diferentes marcas de venda de comprimidos de sinvastatina 20 mg disponíveis no mercado, avaliando as características físico-químicas através dos ensaios de peso médio, dureza, friabilidade, desintegração, teor de princípio ativo, uniformidade de conteúdo e perfil de dissolução in vitro. O método analítico desenvolvido foi validado seguindo parâmetros preconizados pela RE 899/2003, sendo o método considerado preciso, exato, específico, detectável e quantificável, e linear na faixa de concentração de 4 a 12 µg/mL de sinvastatina. Os testes físico-químicos para as três amostras de sinvastatina avaliadas neste trabalho mostram-se de acordo com as especificações descritas na Farmacopéia Brasileira. As eficiências de dissolução das amostras analisadas mostraram resultados satisfatórios, sendo o método utilizado adequado para aplicação em controle de qualidade. 10.5216/ref.v10i2.19297Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-06-30
Como Citar
ZEPON, K. M.; FRATONI, G.; BERNARDI, L. S.; REMOR, K. V. T. VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA ANALÍTICA PARA DOSEAMENTO E ESTUDO DA EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA DE COMPRIMIDOS DE SINVASTATINA 20 MG. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 15, 2013. DOI: 10.5216/ref.v10i2.19297. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/19297. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.