PERFIL FARMACOGNÓSTICO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES CITOTÓXICA E ANTIBACTERIANA DE Bromelia antiacantha BERTOL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v9i2.18427Palavras-chave:
Bromelia antiacantha, citotoxicidade, antibacteriano, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coliResumo
O objetivo deste estudo foi investigar o potencial químico-terapêutico de Bromelia antiacantha Bertol, coletada no sudeste do Brasil, para as atividades citotóxica e antibacteriana. Além disso, identificar as principais classes de constituintes fitoquímicos presentes na espécie. As folhas e frutos de B. antiacantha foram coletados e os respectivos extratos foram preparados. A atividade citotóxica foi avaliada frente à Artemia salina e a atividade antibacteriana foi realizada para seis linhagens de bactérias, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, Shigella dysenteriae, Salmonella enterica sorovar tythimurium e Enterobacter cloacae. Os principais fitoconstituintes encontrados nas amostras foram alcaloides, fenóis, flavonoides, triterpenos e esteroides. O teste de citotoxicidade mostrou que os extratos e partições das folhas e frutos de B. antiacantha tiveram moderada toxicidade, sendo mais efetiva para partição em diclorometano dos frutos. Em relação à atividade antibacteriana, os extratos e partições de B. antiacantha foram ativos somente contra as linhagens de P. aeruginosa e E. coli, principalmente o extrato metanólico das folhas. Bromelia antiacantha se apresenta como uma fonte promissora de substâncias bioativas principalmente para frente à P. aeruginosa e E. coli. 10.5216/ref.v9i2.18427Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-07-02
Como Citar
FABRI, R. L.; MARQUES DA COSTA, J. A. B. PERFIL FARMACOGNÓSTICO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES CITOTÓXICA E ANTIBACTERIANA DE Bromelia antiacantha BERTOL. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 12, 2012. DOI: 10.5216/ref.v9i2.18427. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/18427. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.