IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS PROBLEMAS RELACIONADOS COM MEDICAMENTOS: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA FORMAÇÃO FARMACÊUTICA

Autores

  • Iane Franceschet Sousa
  • Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos
  • Maria Tereza Ferreira Duenhas Monreal
  • Cacilda Rocha Hildebrand

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v9i1.17741

Palavras-chave:

Atenção Farmacêutica, Farmacoterapia, Assistência hospitalar.

Resumo

A participação do farmacêutico no controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) consiste, entre outras atividades, na promoção da Atenção Farmacêutica ao usuário. Este estudo identificou potenciais Problemas Relacionados com Medicamentos (PRM), utilizando a metodologia Dáder de seguimento farmacoterapêutico(1) em pacientes hospitalizados no setor de Clínica Médica do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O estudo foi executado por acadêmicos do Curso de Farmácia da UFMS, inserido nas atividades práticas de Farmacologia Aplicada, durante o período de outubro a novembro de 2010. Foram incluídos 11 pacientes, identificados e classificados 27 PRM e foram sugeridas algumas intervenções farmacêuticas. Esta experiência enfatizou a necessidade do trabalho farmacêutico junto à equipe de saúde, pelo elevado número de PRM encontrados na terapia medicamentosa. Além disso, possibilitou a interface entre o ensino e o serviço, estimulando a aquisição de competências e habilidades pelos acadêmicos. 10.5216/ref.v9i1.17741

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Publicado

30-03-2012

Como Citar

Sousa, I. F., Bastos, P. R. H. de O., Monreal, M. T. F. D., & Hildebrand, C. R. (2012). IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS PROBLEMAS RELACIONADOS COM MEDICAMENTOS: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA FORMAÇÃO FARMACÊUTICA. Revista Eletrônica De Farmácia, 9(1), 9. https://doi.org/10.5216/ref.v9i1.17741

Edição

Seção

Artigos Originais