IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS PROBLEMAS RELACIONADOS COM MEDICAMENTOS: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA FORMAÇÃO FARMACÊUTICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v9i1.17741Palavras-chave:
Atenção Farmacêutica, Farmacoterapia, Assistência hospitalar.Resumo
A participação do farmacêutico no controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) consiste, entre outras atividades, na promoção da Atenção Farmacêutica ao usuário. Este estudo identificou potenciais Problemas Relacionados com Medicamentos (PRM), utilizando a metodologia Dáder de seguimento farmacoterapêutico(1) em pacientes hospitalizados no setor de Clínica Médica do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O estudo foi executado por acadêmicos do Curso de Farmácia da UFMS, inserido nas atividades práticas de Farmacologia Aplicada, durante o período de outubro a novembro de 2010. Foram incluídos 11 pacientes, identificados e classificados 27 PRM e foram sugeridas algumas intervenções farmacêuticas. Esta experiência enfatizou a necessidade do trabalho farmacêutico junto à equipe de saúde, pelo elevado número de PRM encontrados na terapia medicamentosa. Além disso, possibilitou a interface entre o ensino e o serviço, estimulando a aquisição de competências e habilidades pelos acadêmicos. 10.5216/ref.v9i1.17741Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-03-30
Como Citar
SOUSA, I. F.; BASTOS, P. R. H. de O.; MONREAL, M. T. F. D.; HILDEBRAND, C. R. IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS PROBLEMAS RELACIONADOS COM MEDICAMENTOS: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA FORMAÇÃO FARMACÊUTICA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 9, 2012. DOI: 10.5216/ref.v9i1.17741. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/17741. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.