INFLUÊNCIA DO PROCESSO EXTRATIVO NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DOS EXTRATOS DE Calendula officinalis L. (ASTERACEAE)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v9i2.16778Palavras-chave:
FitoterapiaResumo
O presente trabalho apresenta estudo comparativo de processos de obtenção de extratos hidroalcóolicos e hidroglicólicos de inflorescências de Calendula officinalis obtidas a partir das drogas vegetais dessa espécie. Os extratos foram produzidos por percolação, na proporção de 1:5, utilizando-se como solventes, a mistura etanol:água 62:38 (v/v) e propilenoglicol:água 9:1 (v/v). Os extratos foram submetidos às análises físicas e químicas e os resultados mostraram que os extratos hidroalcoólicos apresentaram densidade relativa de 0,9299 (g/ml); pH de 5,80; resíduo seco de 3,6% (m/m); teor de flavonoides de 0,06% (m/m) e perfil cromatográfico, por CCD, evidenciando rutina, ácido clorogênico e hiperosídeo. Os extratos hidroglicólicos apresentaram densidade relativa entre 1,0948 (g/ml); pH de 5,90; resíduo seco de 2,4% (m/m); teor de flavonoides de 0,05% (m/m) e perfil cromatográfico evidenciando ácido clorogênico. Análises estatísticas (ANOVA e teste de comparações múltiplas de Tukey-Kramer) realizadas com os resultados de densidade relativa, pH e resíduo seco apontaram diferenças, evidenciando maior quantidade de substâncias extraídas nos extratos hidroalcoólicos. Estatisticamente, a concentração de flavonoides foi igual nos extratos, não sendo influenciada pelos diferentes solventes utilizados. 10.5216/ref.v9i2.16778Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-07-02
Como Citar
BORELLA, J. C.; ALVES DE CARVALHO, D. M.; LOPES TEIXEIRA, J. C.; RIBEIRO, N. S. INFLUÊNCIA DO PROCESSO EXTRATIVO NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DOS EXTRATOS DE Calendula officinalis L. (ASTERACEAE). Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 12, 2012. DOI: 10.5216/ref.v9i2.16778. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/16778. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.