DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DE CÁPSULAS CONTENDO PARACETAMOL GRANULADO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v9i4.16694Palavras-chave:
desenvolvimento tecnológico, paracetamol, propriedades de fluxo, cápsulasResumo
Os fármacos são veiculados sob a forma de cápsulas quando particularidades relacionadas à compactação do pó dificultam a produção de comprimidos. O paracetamol é um fármaco amplamente utilizado na terapêutica devido sua característica analgésica e antitérmica. Entre as principais propriedades tecnológicas do paracetamol estão a pouca habilidade de compressão, a tendência ao capeamento e o baixo escoamento, portanto fluxo pobre. O objetivo do presente trabalho constituiu-se na determinação das propriedades tecnológicas do paracetamol granulado para o desenvolvimento de cápsulas, com vistas a oferecer dados que possam auxiliar na produção desta forma farmacêutica em grande escala. O paracetamol granulado foi avaliado através da densidade aparente; densidade compactada; ângulo de repouso; velocidade de escoamento; granulometria e perda por secagem. A partir dos resultados obtidos foram produzidas cápsulas de paracetamol sendo estas avaliadas quanto ao peso médio, desintegração, teor, uniformidade de doses. O paracetamol granulado apresentou boas propriedades de fluxo e ângulo de repouso de 31,2°, densidade aparente 0,568 g/cm3 e densidade compactada 0,625 g/cm3, velocidade de escoamento de 15,8s/100g, 87% das partículas entre 250-850?m, e perda por secagem de 1,8 %. As cápsulas produzidas mantiveram-se dentro dos limites especificados. Nesse estudo ficou evidenciado que o paracetamol granulado é um ingrediente ativo passível de ser empregado com êxito na produção da forma farmacêutica cápsula. 10.5216/ref.v9i4.16694Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-30
Como Citar
DIAS, I. L. T. DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DE CÁPSULAS CONTENDO PARACETAMOL GRANULADO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 19, 2012. DOI: 10.5216/ref.v9i4.16694. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/16694. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.