ALIMENTOS E CORRELATOS COMERCIALIZADOS EM FARMÁCIAS E DROGARIAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v9i4.16692Palavras-chave:
alimentos funcionais, novos alimentos, compostos bioativos dos alimentos, nutracêuticos, alimentos para fins especiais, assistência farmacêuticaResumo
Decorrente do aumento da proporção de doenças crônicas que vem atingindo a população atualmente, os cuidados com a saúde vem crescendo, juntamente com a procura por hábitos de vida e alimentação mais saudáveis. Dentre esses alimentos encontram-se os alimentos funcionais, novos alimentos/ingredientes, substâncias bioativas, alimentos para fins especiais e até mesmo medicamentos fitoterápicos derivados de alimentos, todos esses comercializados em farmácias e drogarias. A carência do profissional farmacêutico sobre o conhecimento desses produtos e a forma de como orientar os consumidores estimulou o desenvolvimento deste trabalho, cujo objetivo foi levantar os principais produtos com base em alimentos comercializados em farmácias e drogarias, propondo uma classificação de acordo com a legislação vigente, e um papel de atuação do farmacêutico na dispensação destes produtos. Foi feito um levantamento em drogarias e sites de drogarias dos produtos (alimentos e correlatos) comumente comercializados e proposta uma classificação destes produtos com bases na legislação e literatura científica. Foi também proposta uma orientação aos farmacêuticos para a dispensação e assistência farmacêutica para alimentos e correlatos comercializados em drogarias e farmácias. 10.5216/ref.v9i4.16692Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-30
Como Citar
PEREIRA, I. R. O.; BAJO, K. G. ALIMENTOS E CORRELATOS COMERCIALIZADOS EM FARMÁCIAS E DROGARIAS. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 23, 2012. DOI: 10.5216/ref.v9i4.16692. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/16692. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.