AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE CÁPSULAS DE AMOXICILINA PRODUZIDAS EM FARMÁCIAS MAGISTRAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v8i4.16617Palavras-chave:
amoxicilina, cápsulas manipuladas, controle de qualidadeResumo
O controle de qualidade de formas farmacêuticas manipuladas constitui uma ferramenta importante para assegurar a eficácia e a segurança dos medicamentos magistrais, desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade de cápsulas de amoxicilina provenientes de duas diferentes farmácias de manipulação, sendo caracterizadas como Amostra A e Amostra B. As formulações foram avaliadas utilizando metodologia preconizada pela Farmacopeia Brasileira. Os testes realizados foram: identificação, peso médio, doseamento, uniformidade de dose por variação de peso e dissolução. As formulações apresentaram-se dentro dos limites preconizados quanto ao peso médio que se manteve dentro da variação permitida (7,5%); teor de 101,97% para Amostra A e 101,77% para Amostra B; uniformidade de conteúdo por variação de peso dentro dos limites especificados para M (1± 0,25), porém encontraram-se fora das especificações para o teste de dissolução Etapa 1. 10.5216/ref.v8i4.16617Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-21
Como Citar
TESCAROLLO, I. L.; ALMEIDA, R. L. de B.; CARRIEIRO, E. F. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE CÁPSULAS DE AMOXICILINA PRODUZIDAS EM FARMÁCIAS MAGISTRAIS. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 8, n. 4, p. 14, 2011. DOI: 10.5216/ref.v8i4.16617. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/16617. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.