ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO A UM PACIENTE PORTADOR DE DEPRESSÃO ATENDIDO NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v9i3.16123Palavras-chave:
Acompanhamento farmacoterapêutico, Atenção Farmacêutica, Depressão, Problemas relacionados a medicamentos.Resumo
O quadro depressivo, pela sua prevalência e problemas que acarreta, tem enorme importância em saúde pública. A dificuldade no diagnóstico diferencial e na adesão aos tratamentos dificulta a melhora do quadro clínico. Por meio da prática da Atenção Farmacêutica Domiciliar, o farmacêutico visa garantir a terapia adequada, efetiva, segura e conveniente a grupos específicos de pacientes. O presente trabalho objetiva descrever e avaliar o acompanhamento farmacoterapêutico realizado a uma das pacientes portadoras de depressão, cadastradas no Programa Saúde da Família do município de Quixeramobim, Ceará. Para tanto foi utilizada a metodologia proposta pelo Programa Dáder para o acompanhamento farmacoterapêutico. A paciente teve sua farmacoterapia avaliada, para detecção dos possíveis problemas relacionados com medicamentos (PRMs) e elaboração de intervenções farmacêuticas para resolvê-los. Diante dos resultados, constatamos que, a atenção farmacêutica domiciliar contribui favoravelmente para segurança e eficácia da farmacoterapia, permitindo uma promoção de educação em saúde, resolução dos PRMs e manutenção dos objetivos terapêuticos da paciente, bem como promove o reconhecimento do profissional farmacêutico. Ao término do período em estudo, a paciente não relatou mais nenhuma reação adversa aos medicamentos utilizados (PRM 6), uma vez que cumpriu todas as intervenções farmacêuticas propostas durante o acompanhamento farmacoterapêutico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-09-30
Como Citar
FREITAS, R. M. ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO A UM PACIENTE PORTADOR DE DEPRESSÃO ATENDIDO NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 9, n. 3, p. 13, 2012. DOI: 10.5216/ref.v9i3.16123. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/16123. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.