Prevalência de Parasitas Intestinais em alunos de 5 a 12 anos da rede pública do município de Gurupi-TO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v9i2.15877Palavras-chave:
Parasitoses intestinais, prevalência, fatores sócio-econômicos.Resumo
Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo investigar a prevalência dos parasitos e comensais intestinais entre escolares da rede pública municipal de Gurupi (TO). Metodologia: A pesquisa, desenvolvida no período de Fevereiro de 2007 a dezembro de 2010, envolveu a aplicação de métodos coproparasitológicos de investigação. As amostras fecais foram analisadas de acordo com os métodos de Faust, Hoffman e Rugai. Resultados: Foram examinados 205 alunos de seis escolas da rede pública municipal, com uma taxa de prevalência geral de 42,43% de positividade para parasitos e/ou comensais intestinais. Os parasitos intestinais com maior taxa de prevalência foram: Giárdia lamblia (18,54%) e E. coli (16,10%). Conclusão: Os resultados deste trabalho demonstram a necessidade de sensibilização da população frente à importância do diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos positivos. A ocorrência dos parasitos e comensais intestinais em Gurupi (TO) representa um bom indicador das condições sócio-econômicas, ambientais e sanitárias a que os escolares estão expostos. Sugere-se que uma atenção intensa deva ser aplicada à comunidade local pelos profissionais da área de saúde, especialmente entre as crianças das escolas pesquisadas. 10.5216/ref.v9i2.15877Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-07-02
Como Citar
SILVA, M. G.; GONTIJO, E. E.; TEIXEIRA, D. J. Prevalência de Parasitas Intestinais em alunos de 5 a 12 anos da rede pública do município de Gurupi-TO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 12, 2012. DOI: 10.5216/ref.v9i2.15877. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/15877. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.