Prevalência de Parasitas Intestinais em alunos de 5 a 12 anos da rede pública do município de Gurupi-TO

Autores

  • Marcos Gontijo Silva Centro Universitário UNIRG
  • Erica Eugênio Gontijo UNIRG
  • Denes Jose Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v9i2.15877

Palavras-chave:

Parasitoses intestinais, prevalência, fatores sócio-econômicos.

Resumo

Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo investigar a prevalência dos parasitos e comensais intestinais entre escolares da rede pública municipal de Gurupi (TO). Metodologia: A pesquisa, desenvolvida no período de Fevereiro de 2007 a dezembro de 2010, envolveu a aplicação de métodos coproparasitológicos de investigação. As amostras fecais foram analisadas de acordo com os métodos de Faust, Hoffman e Rugai. Resultados: Foram examinados 205 alunos de seis escolas da rede pública municipal, com uma taxa de prevalência geral de 42,43% de positividade para parasitos e/ou comensais intestinais. Os parasitos intestinais com maior taxa de prevalência foram: Giárdia lamblia (18,54%) e E. coli (16,10%). Conclusão: Os resultados deste trabalho demonstram a necessidade de sensibilização da população frente à importância do diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos positivos. A ocorrência dos parasitos e comensais intestinais em Gurupi (TO) representa um bom indicador das condições sócio-econômicas, ambientais e sanitárias a que os escolares estão expostos. Sugere-se que uma atenção intensa deva ser aplicada à comunidade local pelos profissionais da área de saúde, especialmente entre as crianças das escolas pesquisadas. 10.5216/ref.v9i2.15877

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-02

Como Citar

SILVA, M. G.; GONTIJO, E. E.; TEIXEIRA, D. J. Prevalência de Parasitas Intestinais em alunos de 5 a 12 anos da rede pública do município de Gurupi-TO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 12, 2012. DOI: 10.5216/ref.v9i2.15877. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/15877. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais