COMPOSIÇÃO QUÍMICA E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE E CITOTÓXICO DAS FOLHAS DE Eremanthus erytrhopappus (DC) MCLEISH (CANDEIA)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v8i3.15802Palavras-chave:
Eremanthus erythropappus, antioxidante, 1lavonóides, bioautografia, Asteraceae.Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar o potencial antioxidante e citotóxico das folhas de Eremanthus erythropappus e identificar os principais constituintes por CG/EM e pelo método de bioautografia antioxidante. Os extratos das folhas de E. erythropappus foram testados frente ao radical DPPH, sendo que o extrato em diclorometano apresentou resultado mais significativo com IC50 28,6 ?g/mL, seguido do hidroetanólico com IC50 34,3 ?g/mL. Somente o extrato em diclorometano apresentou citoxicidade frente à Artemia salina com CL50 64,7 ?g/mL. Por meio do teste de bioautografia foi possível identificar cumarinas e, principalmente, flavonoides como as principais classes antioxidantes de E. erythropappus. A análise por CG/EM identificou no extrato em hexano as seguintes substâncias majoritárias ?-amirenol, acetato de ?-amirenil, friedelina, ?-cariofileno, aristoleno e óxido de cariofileno. 10.5216/ref.v8i3.15802Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-09-29
Como Citar
SOARES, T. V.; FABRI, R. L. COMPOSIÇÃO QUÍMICA E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE E CITOTÓXICO DAS FOLHAS DE Eremanthus erytrhopappus (DC) MCLEISH (CANDEIA). Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 8, n. 3, p. 12, 2011. DOI: 10.5216/ref.v8i3.15802. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/15802. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.