ASPECTOS GERAIS, FARMACOLÓGICOS E TOXICOLÓGICOS DA COCAÍNA E SEUS EFEITOS NA GESTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v8i2.14960Palavras-chave:
cocaína pré-natal, efeitos cocaína gravidezResumo
A utilização da cocaína durante a gestação pode causar efeitos gravíssimos no feto, como má formação, desenvolvimento retardado e redução do fluxo sanguíneo cerebral, o qual pode persistir até a adolescência. Com o objetivo de descrever os efeitos do uso da cocaína na gestação, elucidando os seus principais efeitos farmacológicos e toxicológicos, foi realizada uma revisão bibliográfica em que foram selecionados artigos, dissertações, teses e livros didáticos de acordo com o tema em estudo no período compreendido entre 2001 a 2009. No banco de dados Pubmed, foram utilizados dois descritores: Cocaine prenatal e effects cocaine pregnancy. Após análise dos documentos encontrados, foram eleitos 32 para compor a discussão deste estudo. Esse é um problema que merece destaque dentro dos serviços de saúde, pois trata-se de um grave problema de saúde pública passível de intervenção, a qual sendo realizada de forma coerente e em tempo hábil pode reduzir ou até mesmo evitar agravos a saúde da gestante e do feto, além de redução dos gastos públicos com os longos períodos de internação e recuperação da saúde dos usuários. 10.5216/ref.v8i2.14960Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-07-07
Como Citar
FABRI, R. L.; SIQUEIRA, L. P.; FABRI, A. da C. O. C. ASPECTOS GERAIS, FARMACOLÓGICOS E TOXICOLÓGICOS DA COCAÍNA E SEUS EFEITOS NA GESTAÇÃO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 13, 2011. DOI: 10.5216/ref.v8i2.14960. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/14960. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.