USO DE MARCADORES TUMORAIS NO DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DO TRATAMENTO DO CÂNCER
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v8i2.14898Palavras-chave:
Malignidade. Proteínas. Detecção. Resposta terapêutica.Resumo
Marcadores tumorais são macromoléculas de caráter protéico presentes em tumores, no sangue e em outros líquidos biológicos. O aparecimento dos marcadores ou aumento na concentração destes pode ser indicativo de gênese e crescimento de células neoplásicas. Os marcadores tumorais são úteis no manejo clínico dos pacientes com câncer, auxiliam nos processos de diagnóstico, estadiamento, avaliação da resposta terapêutica e detecção de recidivas. Podem ser detectados e quantificados na corrente sangüínea, líquidos biológicos e tecidos. As principais técnicas de detecção dos marcadores são as técnicas de citometria de fluxo e Imuno-Histoquímica. Entre os principais marcadores tumorais, quantificados pela técnica de imuno-histoquímica, estão: Alfafetoproteína, Beta-HCG, CA 19.9, CA 125, Calcitonina, Catepsina D; CEA (Antígeno carcinoembrionário), CYFRA 21.1, Proteína p53, PSA (Antígeno prostático específico). O Marcador ideal é aquele produzido por todos os tumores da mesma linhagem e seus níveis são mensuráveis mesmo na presença de pequenas quantidades de células. Os níveis séricos devem refletir com precisão a evolução clínica, a regressão da doença, e sua remoção deve estar associada à cura. Este estudo possui o objetivo de analisar e discutir a importância dos marcadores tumorais no tratamento e diagnóstico do câncer. 10.5216/ref.v8i2.14898Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-07-02
Como Citar
DE OLIVEIRA, G. G.; DA FONSECA, C. A. USO DE MARCADORES TUMORAIS NO DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DO TRATAMENTO DO CÂNCER. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 15, 2011. DOI: 10.5216/ref.v8i2.14898. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/14898. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.