PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES EM TERAPIA ANTIRRETROVIRAL EM SEGUIMENTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v7i3.12896Palavras-chave:
perfil de saúde, AIDS, terapia antirretroviral, promoção da saúde.Resumo
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença de forte impacto negativo sobre o contexto atual de saúde. Considerando a importância da pandemia e a necessidade de pesquisas que a caracterizem em todas as regiões do país, este estudo teve como objetivo delinear o perfil epidemiológico dos pacientes em terapia antirretroviral em seguimento na Universidade Federal de Goiás. Para tal, foram coletados dados de 222 prontuários completos de indivíduos em uso regular dos antirretrovirais. Foram coletados dados referentes aos aspectos pessoais, relacionados à infecção e informações sobre os esquemas terapêuticos mais utilizados. Constatou-se que a maior parte dos infectados constituem-se de indivíduos do sexo masculino, solteiros, heterossexuais, com bom nível de escolaridade e em uso do esquema terapêutico composto pela zidovudina, lamivudina e efavirenz. Com o delineamento do perfil da doença na região, é possível obter um maior entendimento da pandemia e desenvolver ações interdisciplinares de controle e prevenção que objetivem a promoção da saúde como meio de otimizar a qualidade de vida dos infectados. 10.5216/ref.v7i3.12896Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-01-04
Como Citar
SANTOS, C. N. R.; SILVA, L. R.; SOARES, A. Q. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES EM TERAPIA ANTIRRETROVIRAL EM SEGUIMENTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 7, n. 3, p. 9, 2011. DOI: 10.5216/ref.v7i3.12896. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/12896. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.