TRIAGEM VIRTUAL INVERSA COMO FERRAMENTA PARA A QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v8i1.10561Palavras-chave:
Desenvolvimento de fármacos, Modelagem Molecular, Bioinformática, TVI.Resumo
A Triagem Virtual Inversa, ou Triagem Inversa, consiste em uma busca em banco de dados de estruturas protéicas, sendo estas de relevância farmacológica, de maneira a evidenciar in silico, os receptores farmacológicos de atuação para um determinado ligante de interesse. A plataforma utilizada denomina-se sc-PDB, o qual é um software on-line que abriga somente alvos farmacológicos, sendo selecionadas a partir do PDB. O principal objetivo deste estudo é realizar o processo de TVI para neurotransmissores cujos receptores encontram-se descritos no PDB. Este estudo preliminar busca validar o método de TVI para uma posterior aplicação em compostos naturais. A estrutura dos neurotransmissores da adrenalina, serotonina e adenosina foram submetidos ao programa on-line sc-PDB. Onze variáveis foram estudadas, cada uma separadamente, mantendo as demais segundo o default do programa. Após esse procedimento foi estabelecido um protocolo, o qual será utilizado na busca de receptores de compostos naturais. Nesse protocolo ficou estabelecido o procedimento que encontra maior número de ligantes, na qual a molécula deve ser gerada sem os seus hidrogênios, sem estereoquímica, definindo como parâmetro de entrada subestrutura, e sem considerar variáveis como número de ligações rotáveis, de anéis ou de grupos doadores e receptores de ligação hidrogênio. 10.5216/ref.v8i1.10561Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-05-28
Como Citar
CARREGAL, A. P.; TARANTO, A. G.; COMAR, M. .-.; LIMA, L. A.; DE SIQUEIRA, J. M. TRIAGEM VIRTUAL INVERSA COMO FERRAMENTA PARA A QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 12, 2011. DOI: 10.5216/ref.v8i1.10561. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/10561. Acesso em: 14 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.