v. 20 n. 1 (2020): OPSIS

O novo número da revista Opsis vem à público em meio à maior emergência de saúde pública desde a epidemia de H1N1 em 1918, numa crise sanitária que eclode em meio à mais profunda crise do capital. A intensificação da exploração em curso desde a crise de 2008, encontrou nova oportunidade para a acumulação e centralização de capital em níveis jamais antes experimentados, chegando ao anúncio da fortuna de uma única pessoa de 200 bilhões de dólares. Este processo tende a eliminar as camadas médias e submeter as classes trabalhadoras a níveis crescentemente degradantes de existência, fazendo desaparecer os parcos direitos sociais nos locais do mundo em que eles foram conquistados e, em muitos outros, como na África e América Latina, condenando populações inteiras a desaparecimento físico ou cultural, mostrando a reversibilidade da conquista de direitos e a ilusão de seu acúmulo constante.

Numa conjuntura tão difícil, a revista Opsis, composta de artigos livres, apresenta diversos estudos e reflexões que direta ou indiretamente referem-se à temas de interesse que crescentemente são debatidos nestes tempos de isolamento social. Acreditamos que a Universidade é um lugar de lutas sociais e ideológicas, e nesse sentido, num momento em que a ciência é questionada, os direitos conquistados são atacados e a academia é desacreditada por vários setores da sociedade, a revista Opsis espera contribuir para o debate com artigos que colaborem com o pensamento crítico e enriquecimento teórico.

*O Portal de Periódicos da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi vítima de hackeamento. Todas as revistas presentes no Portal foram afetadas e nossa revista está entre elas. Após um trabalho árduo das equipes envolvidas, verificou-se que muitos arquivos foram perdidos. A restauração integral de todos os arquivos será um trabalho lento e delicado, com checagem de cada volume já publicado e do estado das submissões em andamento. Dessa forma, inevitavelmente, os volumes referentes a 2020 sofrerão atrasos na sua publicação. Reafirmamos nosso compromisso de trabalhar para que tudo seja recuperado e pedimos a compreensão de nossos leitores/as e autores/as.

Equipe Editorial

 

Publicado: 01-10-2020